Pressionado pelos EUA, governo de Israel abre nova passagem para entrada de ajuda humanitária em Gaza


Nova abertura será coordenada também por forças dos Estados Unidos. Na semana passada, passagem de Kerem Shalom, a única entre Israel e Gaza que estava aberta, foi fechada após ataque do Hamas. Tanques Israelenses monitoram fronteira de Israel com a Faixa de Gaza, em 12 de maio de 2024.
Amir Cohen/ Reuters
O governo de Israel anunciou ter aberto neste domingo (12) uma nova passagem fronteiriça com a Faixa de Gaza para a entrada de ajuda humanitária no território palestino.
A passagem foi aberta após pressão dos Estados Unidos, que coordenarão as operações na fronteira em conjunto com forças israelenses, ainda de acordo com o governo de Israel.
Na semana passada, a passagem de Kerem Shalom, a única fronteira aberta entre Israel e a Faixa de Gaza, fechou e reabriu diversas vezes após ataques do Hamas ao local, segundo o governo israelense.
O posto vem funcionando como via alternativa para a entrada de ajuda humanitária em Gaza, principalmente no norte e no centro do território — a outra via de chegada de ajuda é a passagem de Rafah, no extremo sul do território palestino e na fronteira com o Egito.
Neste domingo, Kerem Shalom foi parcialmente reaberto para que sete caminhões com tanques de combustível pudessem entrar em Gaza, segundo a Coordenação israelense dos territórios palestinos.
Já nova abertura foi feita após os EUA pressionarem Israel por mais canais de entrada de ajuda humanitária.
Neste domingo, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, voltou a criticar a atuação do governo israelense na guerra. Blinken disse que Israel não tem um “plano confiável” para garantir a segurança de moradores de Rafah, onde o Exército de Israel iniciou na semana passada uma operação por terra.
Israel avança na cidade de Rafah, em Gaza

Fonte