Entre 2004 e 2010, Evangeline Lilly se tornou uma das pessoas mais famosas do mundo ao interpretar Kate Austen, uma das principais personagens de Lost. Uma prisioneira fugitiva, ela acabou fazendo parte de um triângulo amoroso com Jack (Matthew Fox) e Sawyer (Josh Holloway), alternando sua proximidade entre eles conforme a trama progredia.
Apesar de o fim da série ter gerado na atriz o desejo de se afastar um pouco do mundo da atuação, na prática não foi bem isso que aconteceu. Entre participações em séries e filmes, ela construiu uma carreira sólida em Hollywood — que veio acompanhada de algumas polêmicas em anos recentes.
O que aconteceu com Evangeline Lilly depois do fim de Lost?
Mesmo antes de Lost ser encerrada, Lilly já dava sinais de que seria um dos poucos membros do elenco capazes de estabelecer uma carreira para além da série. Em 2008, ela foi uma das estrelas do filme Guerra ao Terror, dirigido por Kathryn Bigelow, que acabou ganhando os Óscares de Melhor Filme, Diretor, Mixagem de Som e Edição de Som.
No mesmo ano, ela estrelou o thriller psicológico Depois de Partir, que acabou tendo um sucesso razoável. Desde então, a atriz passou a ser mais seletiva em seus papéis, afirmando que sua prioridade era a maternidade, enquanto a carreira atuando era somente um trabalho como qualquer outro.
Após algumas aparições pontuais em filmes e séries, Lilly foi anunciada em 2012 como a elfa Tauriel, que faz parte da trilogia de longas de O Hobbit dirigida por Peter Jackson. Já em 2015, ela passou a fazer parte do Universo Cinematográfico Marvel (MCU) como Hope van Dyne, personagem que assume a identidade da Vespa.
Ela também apareceu na comédia sombria Little Evil, da Netflix (2017), no thriller Crisis (2021) e no drama South of Heaven (2021). Além disso, a atriz emprestou sua voz para a animação israelense Legend of Destruction (lançada em 2024 nos Estados Unidos) e para o game Call of Duty: Black Ops 4 (2018), onde surgiu como a personagem Savannah Mason-Meyer.
Evangeline Lilly deu vida ao interesse amoroso do Homem-FormigaFonte: Divulgação/ABC
No entanto, seus papéis de destaque mais recente acabaram sendo concentrados no MCU, com participações na sequência de Homem-Formiga e em Vingadores: Ultimato. Seu último papel nesse universo foi em Quantumania, filme de 2023 que acabou trazendo uma trama que dividiu muitas opiniões.
Polêmicas e aposentadoria
Apesar de viver uma vida discreta por trás das telas, Evangeline Lilly não conseguiu se distanciar de algumas polêmicas. A principal delas aconteceu em março de 2020, quando a atriz afirmou que não tomaria qualquer medida de distanciamento social diante do início da pandemia da COVID-19.
Na época, ela chegou a afirmar que estava levando a “vida como sempre” e que “valorizava sua liberdade sobre a vida”, frases que geraram polêmica entre os fãs. Poucos dias depois, ela usou suas redes sociais para se desculpar, afirmando que foi bastante arrogante e irresponsável em suas declarações.
Já em 2022, ela participou de protestos em Washington contra os mandatos de vacinação obrigatória que afetaram algumas partes dos Estados Unidos. Ela também criticou a decisão do Canadá de tornar o procedimento obrigatório, afirmando que ninguém “deveria injetar nada em seu corpo contra sua própria vontade”.
Apesar de as declarações não parecerem ter afetado a carreira de Lilly, em junho deste ano ela revelou sua aposentadoria da atuação — algo que pode ou não ser temporário. A atriz afirma que, embora pareça ilógico abandonar fama e fortuna, essa é a decisão certa para o momento de vida em que ela está atualmente.
Em uma declaração à Variety, ela afirmou que já estava sem atuar desde o fim de Quantumania, o que lhe trouxe uma sensação inédita de satisfação e felicidade. “Não estou atrás de nenhum trabalho na indústria e estou sem qualquer obrigação contratual. Estou dedicando meu tempo ao meu trabalho humanitário e à minha escrita”, explicou.