A Polícia Civil esclareceu o homicídio de um jovem identificado como Juan Pablo da Silva, de 19 anos, que estava desaparecido em Nobres (130 km de Cuiabá) e teve o corpo localizado no último domingo (25).
Sete pessoas tiveram o envolvimento identificado no crime, sendo um maior de idade preso em flagrante e uma adolescente apreendida.
Os investigados foram indiciados pelos crimes de homicídio qualificado, sequestro e cárcere privado, ocultação de cadáver, associação criminosa, organização criminosa e corrupção de menores, os quais possuem previsão de penas que somadas variam de 12 a 40 anos de reclusão se condenados.
As investigações iniciaram na tarde de domingo (25), após o corpo ser localizado em um terreno baldio na cidade.
Durante as diligências, foi levantada a informação de que a vítima e um amigo foram sequestrados por membros de uma organização criminosa, na sexta-feira (23), enquanto estavam na feira da cidade.
O grupo criminoso tinha o objetivo de aplicar punições às vítimas, que supostamente estariam envolvidas com uma facção criminosa rival. Durante o tempo em que estiveram em poder dos criminosos, os dois foram torturados psicologicamente, ameaçados e suas intimidades violadas mediante o vasculhamento de seus aparelhos celulares.
Após mais de cinco horas em poder dos criminosos, Juan Pablo foi morto a pauladas e possivelmente envenenado com uma mistura de droga com bebida alcoólica. A outra vítima foi liberada pelos criminosos sob ameaça de morte caso denunciasse o caso à Polícia.
As investigações conduzidas pelo delegado Rogério Gomes apontaram que as vítimas eram usuárias de drogas e possuíam proximidades com integrantes de ambas as facções criminosas em atividade na região.
Desta forma, um dos motivos do crime seria a disputa pelo comando do tráfico na região, sendo que integrantes da facção criminosa denominada acreditavam que as vítimas estavam colaborando com o grupo rival e pretendiam, além de puni-las, facilitar a localização de um desafeto pertencente a outra facção.
“Durante as investigações apurou-se o envolvimento de ao menos sete suspeitos, sendo um deles maior de idade preso em flagrante e uma adolescente apreendida. Os demais fugiram da ação policial, no entanto serão objetos de medidas investigativas próprias, inclusive com pedido de prisão preventiva dos demais investigados”, disse o delegado.
Após a conclusão das investigações, o inquérito será encaminhado ao Poder Judiciário em Nobres, onde ficará à disposição do Ministério Público a quem caberá a análise e possível oferecimento de denúncia contra os investigados.