Plenário do CNJ ratifica afastamento de desembargadores de Mato Grosso | …

O Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ratificou, nesta sexta-feira (02), por unanimidade, o afastamento cautelar imediato das funções dos desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho, determinado pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão.

A decisão da Corregedoria está relacionada à investigação dos vínculos mantidos entre os desembargadores com o advogado Roberto Zampieri, vítima de homicídio aos 59 anos, em dezembro do ano passado, em frente ao seu escritório, em Cuiabá. A investigação da morte do advogado tramita na 12ª Vara Criminal de Cuiabá e, segundo o Ministério Público de Mato Grosso, pode ter relação com decisões proferidas pela Justiça Estadual.

Gil Ferreira/CNJ

Sede do Conselho Nacional de Justi�a CNJ

Há indícios de que os magistrados mantinham amizade íntima com o falecido advogado Roberto Zampieri – o que os tornaria suspeitos para decidir processos patrocinados por ele – e recebiam vantagens financeiras indevidas e presentes de elevado valor para julgarem recursos de acordo com os interesses de Zampieri.

Afastamento

Anteriormente, a Corregedoria Nacional de Justiça havia determinado o afastamento cautelar imediato das funções dos desembargadores e a instauração de reclamações disciplinares contra os dois magistrados, além da quebra dos sigilos bancário e fiscal dos investigados e de servidores do TJMT, referente aos últimos cinco anos.

Diante dos fatos, a Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam) informou que prestará assistência jurídica aos desembargadores. 



Fonte