O plantio da segunda safra de feijão está em pleno desenvolvimento em diversas regiões do Brasil, de acordo com informações divulgadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em estados como Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, as lavouras apresentam boas condições, mesmo com a instabilidade climática registrada em algumas áreas.
Na Bahia, por exemplo, o plantio do feijão cores já atingiu dois terços da área prevista e as lavouras irrigadas apresentam condições favoráveis para o desenvolvimento das plantas. Já o feijão-caupi está todo semeado, mas seu desenvolvimento tem sido mais irregular, devido às condições climáticas instáveis e à falta de irrigação em algumas lavouras.
Em Minas Gerais, o plantio está em fase final, restando poucas áreas a serem semeadas. No entanto, a preocupação atual é a escassez de chuvas em algumas regiões, especialmente onde as lavouras estão em floração e enchimento de grãos.
No Paraná, as melhores condições climáticas registradas na última semana permitiram a conclusão do plantio. A maior parte das lavouras está em desenvolvimento vegetativo, com algumas já em fase reprodutiva. Apesar de perdas pontuais causadas pela irregularidade climática em algumas áreas, as lavouras estão em boas condições no geral.
No Rio Grande do Sul, as chuvas generalizadas no Planalto Médio favoreceram principalmente as lavouras de sequeiro, que ainda estavam em desenvolvimento vegetativo ou no início da floração. Em Santa Catarina, as condições gerais das lavouras continuam boas, com o clima favorável para o desenvolvimento das culturas.
Já em relação à primeira safra é possível verificar que houve um avanço significativo na colheita em alguns estados, enquanto em outros o progresso foi mais limitado.
Observa-se que, em termos gerais, houve um avanço de 5,8% na colheita da primeira safra entre as duas datas apresentadas na tabela. Todos os estados tiveram um avanço na colheita, com destaque para o Piauí, que teve uma variação positiva de 8% em relação à semana anterior. Na Bahia, a colheita avançou 9%, enquanto que no Rio Grande do Sul, houve um aumento de 5% na colheita também em relação à semana anterior.
No geral, a tabela apresenta informações relevantes sobre a colheita da primeira safra em importantes estados produtores de grãos no Brasil, permitindo uma análise da evolução da colheita ao longo do tempo.
Material elaborado pela equipe Agrotempo com informações obtidas no boletim de Progresso de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).