Após o vereador de Tangará da Serra (a 252 km de Cuiabá), Horácio Pereira (Republicanos), alegar ter sido vítima de AI (Inteligência Artificial) devido a um áudio em que ataca seus colegas de Parlamento e o prefeito Vander Masson (União Brasil), a Câmara Municipal contratou perícia técnica que constatou a autenticidade do áudio. Com isso, Horário deve responder por quebra de decoro com risco de cassação do mandato.
Reprodução
No áudio, Horácio chama o prefeito de “safado” , “vagabundo” e “comunista”. Além disso, ataca o Legislativo e faz comentários sobre os colegas vereadores Romer Japonês (PV) e Davi Oliveira (PSB). Em determinado momento, o diz que um vereador foi flagrado beijando outro homem nos corredores da Câmara. Também afirma que vereadores casados têm casos extraconjugais com funcionários e se beneficiam de licitação. Ouça abaixo
“O áudio questionado apresentado para análise, objeto deste laudo pericial de identificação de voz humana, foi produzido pelo senhor Horácio Pereira, portanto, possui a voz do periciando”, disse o perito de identificação de voz humana, Leandro Manoel Franco Marques, no relatório.
Horácio havia alegado ser vítima de AI e que já teria tomado as medidas judiciais. No entanto, com a conclusão da perícia apontando que o parlamentar é o autor do áudio, ele poderá sofrer uma Comissão Processante na Casa que culminará na cassação do seu mandato por quebra de decoro parlamentar.
O áudio chegou a ser reproduzido na tribuna por Romer, um dos vereadores citados, que afirmou ter registrado a ocorrência da própria Câmara na Polícia Judiciária Civil e que torce para que o material não seja autêntico.