Assinada por Glória Perez, a nova próxima grande novela da Globo vai levar o público à China, mostrando uma trama de amor envolvendo Davi Brito, campeão do BBB, e Jade Picon. Com nomes como Giovanna Antonelli, Márcia Fu, Rita Cadillac e Silvia Abravanel no elenco, Pé de Chinesa tem tudo para ser uma grande produção.
No entanto, apesar de ela já ter trailer e imagens de divulgação, há um detalhe importante que deve ser observado sobre a obra: a novela nunca existiu. Tudo não passa de uma grande brincadeira que começou a se espalhar pelas redes sociais na última terça-feira (27), e acabou recebendo a atenção da própria Glória Perez.
Utilizando montagens e imagens de arquivo, internautas deram vida a “novela” do zero, o que ganhou destaque nas redes sociais.
Afinal, o que é Pé de Chinesa?
Os primeiros detalhes sobre Pé de Chinesa foram criados por um perfil de autor anônimo no X/Twitter, que decidiu imaginar uma trama absurda com um elenco conhecido. No entanto, a brincadeira realmente explodiu em popularidade quando passou a circular uma suposta abertura nas redes sociais.
Criada no Panjac, “Pé de Chinesa”, suposta nova novela das 21h que teve sua produção desmentida por Glória Perez, ganha abertura feita por fãs. pic.twitter.com/r9cneGdQ0L
— PAN (@forumpandlr) August 27, 2024
Ao som da música “Lig-Lig-Lig-Lé”, de Adriana Calcanhotto, na voz de Ney Matogrosso, vemos imagens que misturam elementos da China antiga e moderna. O estilo animado é bastante próximo ao que a Globo já usou em diversas de suas produções, o que pode ter ajudado a confundir algumas pessoas.
Segundo uma das “sinopses oficiais” de Pé de Chinesa, ela mostraria Xu Lee (Jade Picon) como a filha perdida de um chinês com Barbara Lee (Giovanna Antonelli). Ela seria criada no país oriental por sua vó, Fernanda Montenegro, uma artista marcial dona de uma renomada academia de Kung Fu.
Pé de Chinesa surgiu a partir de uma brincadeira usando ideias absurdasFonte: Divulgação/Pé de Chinesa TV
Tudo muda quando Keen Xong, interpretado por Davi Brito, coloca fogo no dojo e mata sua dona, deixando Xu sozinha no mundo. Isso a faria abandonar sua vida e embarcar para São Paulo, cidade na qual a trama se concentraria e mostraria a busca da protagonista pelo assassino e pelo paradeiro de sua mãe.
O verdadeiro criador de Pé de Chinesa afirma que teve a ideia da trama ao ler reportagens sobre uma suposta prática que envolvia quebrar os pés de meninas por uma questão cultural. A partir disso, ele decidiu compartilhar uma notícia falsa sobre uma trama “toda politicamente incorreta” que deu certa repercussão, o que estimulou novas publicações.
Novela é somente um fanfic
“Não tenho problemas com chineses, e a história não é parar rir deles, é mais uma crítica de uma produção de novelas. A fic gira em torno mais das notícias sobre do que da história em si”, justifica o criador de Pé de Chinesa. Ele também afirma que já criou uma história absurda com começo, meio e fim, e que sua intenção era oferecer algo para que as pessoas pudessem rir.
Como PÉ DE CHINESA foi criada, segue o fio:
— Pé de Chinesa – sua nova novela das 9! (@pedechinesaTV) August 28, 2024
Citada como a possível autora da trama, Glória Perez encarou a ideia que se tornou viral com bom humor. Ao Metrópoles, ela afirmou que se sentiu honrada pela menção e que “é bom demais constatar que estímulo a imaginação das pessoas”. Ela também se manifestou no X/Twitter, afirmando que está se divertindo muito com a trama imaginária.
A fama de Pé de Chinesa veio acompanhada de algumas críticas sobre a caracterização de seus personagens e pela escolha de usar atores com traços ocidentais para fazer seus protagonistas. Ao mesmo tempo, a maioria das pessoas abraçou a brincadeira, sendo que muitos afirmaram que ela parece ser mais interessante do que a reta final de Renascer, que atualmente ocupa o espaço das 21 horas na rede televisiva.