Fablício Rodrigues/Arquivo ALMT
Deputados estaduais de Mato Grosso usaram as redes sociais para lamentar a morte do ex-deputado Romoaldo Boraczynki Júnior, aos 63 anos. “Ele, que foi ex-prefeito de Alta Floresta por dois mandatos, estava internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Amecor, em Cuiabá, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral, e não resistiu.
Em post em seu Instagram a deputada Janaina Riva (MDB) apareceu bastante emocionada. Ela publicou uma foto abraçada ao lado de Romoaldo, a quem ela chamava de “tio”, e um texto. “Essa foto diz muito sobre nós. Sobrinha e “tio”, num dia de votação durante a madrugada em 2019. Eu com sono, escorada em você enquanto algum discurso longo acontecia, assim era você pra mim! Um escudo, uma proteção, um ombro amigo, refúgio e tudo que transmitia segurança. Você foi grande, amou e foi amado, era humano e de coração que não cabia dentro desse peito”, escreveu a parlamentar.
“Tio Romualdo, Gordo, mumu… vai com Deus! Estou triste por não ter tido a oportunidade de me despedir como gostaria, mas você viverá para sempre em nossos corações e na história de Mato Grosso. Meus sentimentos para os familiares e amigos”, acrescentou.
Em nota oficial, Janaina Riva destacou as ações do ex-deputado e amigo pela região norte do Estado.
“Romoaldo fez história na política de Mato Grosso, principalmente na defesa da população que vive na Região Norte do estado e, sua gentileza e carinho com todos ao seu redor, deixarão imensas saudades”, escreveu.
O presidente da Assembleia, o deputado Eduardo Botelho (União Brasil), também homenageou o ex-parlamentar nas suas redes sociais.
“É uma tristeza, perda inestimável. Prestamos condolências à família e amigos em nome da Casa de Leis”, diz a nota postada na página pessoal do deputado
Outro parlamentar que lamentou a morte do ex-deputado foi Dilmar Dal Bosco (União). Em uma publicação no story, o deputado agradeceu a oportunidade de trabalhar ao lado de Romualdo. “Foi um grande político e tive a satisfação de poder trabalhar junto com este entusiasta da política mato-grossense”, escreveu.
O deputado estadual Júlio Campos (União Brasil) lembrou a amizade de longa data com Romoaldo e o trabalho pela região norte de Mato Grosso, com destaque a Alta Floresta.
“Mato Grosso se despede de um dos seus políticos mais destacados das últimas décadas. Para Alta Floresta o adeus de Romoaldo Júnior significa a queda de um Jacarandá, e a cidade que nasceu da ousadia do colonizador Ariosto da Riva vê silenciar a voz que há 42 anos bradava em sua defesa. Reflito dessa forma ao receber a triste confirmação da partida do meu agora saudoso amigo Romoaldo Aloísio Boraczinsky Júnior, que neste domingo, 17 de março de 2024, perdeu a luta contra as sequelas de um acidente vascular cerebral”, externou ele.
Wilson Santos também usou as redes para se despedir do colega de Legislativo.
“É com muita tristeza que recebo a notícia da morte do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Alta Floresta, Romualdo Boraczynki Júnior…Esta foto marca visita que fiz ao colega durante outra internação para tratar de um infarto. Vá com Deus, meu irmão”, postou.
Vida pública
Após 32 anos de vida pública, marcada por oito mandatos, dois como prefeito e seis como deputado estadual, Romoaldo Júnior decidiu se aposentar em 2021.
Nascido em Paranavaí (PR), o ex-deputado é conhecido por ser um político muito, carismático, brincalhão e bem-humorado.
As informações sobre velório e sepultamento do ex-parlamentar ainda não foram divulgadas pela família.