Opera melhora bloqueador de anúncios no Android; veja o que mudou

O Opera revelou nesta quarta-feira (11) uma atualização do navegador na versão para o sistema operacional móvel Android. A partir de agora, o aplicativo tem um bloqueador de anúncios aprimorado, com maior customização e mais opções de uso.

A atualização permite que os usuários naveguem mais rápido e com maior segurança, simplificando o layout das páginas. Segundo a companhia, a novidade era bastante aguardada pela comunidade, já que o bloqueador é tido como um dos recursos favoritos dos usuários.

Os recursos foram implementados na versão 86 do Opera para Android, que pode ser baixado gratuitamente por meio deste link.

Se você já tem o navegador instalado, basta atualizá-lo ou aguardar a chegada do recurso, que está em disponibilidade gradual.

Os novos modos do adblock do Opera

A principal novidade implementada na ferramenta é a adição de três modos de funcionamento, cada um para um determindo perfil de usuário e seus hábitos de navegação.

O Modo Balanceado é o bloqueador gratuito tradicional, que remove anúncios comuns e serve para “atividades como compras ou operações bancárias online, onde a compatibilidade do site é essencial“.

Já o Modo Avançado tem um nível extra de privacidade ao integrar os serviços de outros apps do setor, como uBlock Origin e AdGuard. Ele impede a exibição dos chamados anúncios invasivos, mas pode prejudicar a leitura de todo o conteúdo de um site.

Os novos modos de configuração do bloqueador de anúncios. (Imagem: Opera/Divulgação)
Os novos modos de configuração do bloqueador de anúncios. (Imagem: Opera/Divulgação)

Por sim, o Modo Personalizado dá a você o controle sobre listas de bloqueio de outras ferramentas do mercado, inclusive com opções regionais, para ajustar a navegação às suas preferências. É possível selecionar o seu modo de bloqueio em Configurações > Bloqueio de anúncios > Modo de bloqueio de anúncios.

O navegador ganhou ainda um novo gerenciador de downloads, com a possibilidade de renomear arquivos até antes de baixá-los, e limitar transferências simultâneas, além de pedir a sua autorização antes de qualquer operação. Por fim, o Opera para Android agora tem seis ícones adicionais, alguns deles inspirados no Opera One.

Fonte