Mortes ocorreram por insolação, em meio a temperaturas recordes e atípicas para esta época do ano na capital japonesa. Governo emitiu alerta por golpes de calor nesta terça (9). Mulher cruza posto com jatos de água em Tóquio, no Japão, em meio a onda de calor atípica no país, em 9 de julho de 2024.
Shuji Kajiyama/AP
O Japão enfrenta esta semana uma onda de calor extrema e atípica que já deixou seis mortos por insolação em Tóquio.
Nesta terça-feira (9), o governo japonês emitiu um alerta por risco de golpes de calor na capital japonesa e em outras cidades no leste e no oeste do país, onde temperaturas ultrapassaram os 40ºC na segunda-feira (8).
Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A marca é incomum nesta época do ano, normalmente o período de chuvas no Japão, e é raro que chegue de forma tão prematura, segundo a agência meteorológica do país.
Em um plano de emergência, o governo local de Tóquio instalou diversos pontos de “resfriamento” ao redor da capital, com jatos de água gelada para baixar a temperatura corporal. As autoridades locais também desaconselharam a prática de exercícios ao ar livre.
Em Tóquio, três pessoas morreram de insolação no sábado e outras três na segunda-feira (8).
As ondas de calor são particularmente fatais no Japão, o país com a segunda população mais velha do mundo em média, depois de Mônaco.
Pessoas descansam em sombra em Tóquio, no Japão, em meio a onda de calor incomum e prematura no país.
Eugene Hoshiko/ AP
Mulher caminha com guarda-sol e lenço durante onda de calor em Tóquio, em 9 de julho de 2024.
Issei Kato/ Reuters
Fonte