O período de férias foi de intensas atividades para as crianças e adolescentes atendidos nas Clínicas de Terapias Especiais da Unimed Cuiabá. As atividades ocorreram ao longo do mês de julho, sempre às sextas-feiras, com o projeto “Férias Terapêuticas”.
“A cada semana realizamos uma oficina com atividades para envolver, treinar e oportunizar vivências com ludicidade e interação”, detalhou superintendente de Recursos Próprios da Unimed Cuiabá, Eliane Winter.
Reprodução
O projeto foi realizado simultaneamente nas unidades 1 e 2 da Clínica de Terapias Especiais, que atuam no atendimento de pacientes até 14 anos, em todos os níveis de Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A ação contou com quatro oficinas que envolveram vivências com cinema, arte (pintura, colagem, slime), cozinha terapêutica e brincadeiras com pets. Cada atividade proposta trabalhou coletiva e individualmente os participantes, dentro de suas necessidades.
Para o presidente da cooperativa, Carlos Bouret “as férias escolares propiciam maior flexibilidade na rotina. A concepção do projeto engloba acolhimento aos pais e muitas atividades que propiciam vivências para desenvolvimento das crianças e adolescentes. Cada atividade foi pensada para promover a conexão entre as áreas do conhecimento, além de criar memórias e explorar novos interesses”.
Essa conexão foi sentida de forma plena por Karla Sassaki, mãe atípica de uma garotinha de 4 anos que participou ativamente do projeto. “Como mãe foi muito gratificante ver minha filha interagindo com outras crianças e participando das atividades propostas. A cada semana ela foi engajada, partilhou e se superou”, destacou.
Outro ponto fundamental levantado pela mãe foi o acolhimento aos pais. “Fomos acolhidos e inseridos no processo de aprendizado com palestras e momentos de escuta. O projeto terminou, mas o cuidado segue. Parabéns aos envolvidos, pois percebemos que cada atividade tem um propósito e intencionalidade que proporcionou muito aprendizado”.
Bouret reforça que as ações e investimentos no cuidado com os clientes seguem. “Temos investido em nosso capital humano com capacitações aos cooperados e equipe técnica. O Hospital Unimed Cuiabá está em funcionamento, com Centro Cirúrgico e UTI modernas. Tudo é fruto do nosso compromisso com a comunidade, com o cooperado e com nossos clientes”, sintetiza.
A primeira edição do projeto obteve ampla participação dos pais e dos pequenos beneficiários. “Cada ação do projeto foi minuciosamente pensada para envolver, treinar e oportunizar vivências com ludicidade e interação. Isso é fruto de muita dedicação, estudo e investimento oportunizado pela diretoria para proporcionar atendimento qualidade e focada na necessidade de cada pequeno cliente”, sintetiza Eliane.
Clínicas de terapias multidisciplinar
Atualmente a Unimed Cuiabá possui duas unidades de Clínicas de Terapias Especiais que realizam tratamentos de vanguarda a todos os níveis de Transtorno do Espectro Autista (TEA), para clientes até 14 anos.
As unidades estão situadas na capital mato-grossense, sendo a Clínica 1 localizada no bairro Jardim Cuiabá e a Clínica 2 na região central.
Inaugurada em 6 de dezembro de 2023, a Clínica 2, é a primeira clínica em Cuiabá a utilizar protocolo nível padrão ouro, com 20 consultórios e núcleo de acolhimento e psicologia também para os pais, incentivando ainda o treinamento parental em oficinas e grupos terapêuticos.
Outro diferencial é o investimento em capacitação para a equipe multidisciplinar composta por psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicomotricista, terapeutas ocupacionais e neurologistas.
As clínicas contam ainda com a supervisão de casos clínicos feitas pelo médico Ricardo Côrrea Martone, pós-doutor em Psicologia Experimental e Análise do Comportamento.
Os atendimentos nas unidades são realizados mediante agendamento prévio que pode ser realizado pela Central de Agendamento da Cooperativa pelo telefone (65) 3319-3500.