Óculos Ray-Ban Meta ganham assistente com IA e videochamadas por WhatsApp

A Meta lançou novos estilos dos seus óculos inteligentes em parceria com a Ray-Ban e anunciou novos recursos com inteligência artificial (IA). Os acessórios agora são ainda mais úteis, agora servindo como câmeras para videochamadas e respondendo perguntas rápidas usando seu modelo multimodal por comandos de voz.

As novidades em recursos começam pelo assistente virtual embutido nos óculos. A ferramenta aproveita o microfone e a câmera do acessório para entender aos pedidos dos usuários e responder questões rápidas por comandos de voz.

Agora, usuários podem controlar a música do Apple Music com comandos de voz.Agora, usuários podem controlar a música do Apple Music com comandos de voz.Fonte:  Meta/Reprodução 

No anúncio, a empresa de Mark Zuckerberg menciona que a inteligência artificial do assistente é capaz de interpretar falas dos usuários, compreender o contexto do conteúdo e dizer o que está enquadrado pela câmera. O usuário pode pedir por informações sobre a espécie de uma planta, solicitar traduções de uma placa escrita em língua desconhecida e muito mais.

Segundo a Meta, a função entrou em experimentação em dezembro, mas agora o recurso é liberado para o público em fase Beta. A novidade chega primeiro para residentes dos Estados Unidos e Canadá.

Suporte para videochamadas

A segunda novidade é o suporte para videochamadas nos óculos Ray-Ban Meta. Agora, usuários podem compartilhar sua própria perspectiva em conversas em tempo real no WhatsApp ou no Messenger.

A câmera do óculos pode ser utilizada em videochamadas do WhatsApp e do Messenger.A câmera do óculos pode ser utilizada em videochamadas do WhatsApp e do Messenger.Fonte:  Meta/Reprodução 

O recurso é útil principalmente para tirar dúvidas rápidas com familiares ou amigos, como exemplifica a Meta. “Imagine você em uma loja de conveniências e não sabe qual marca de kombucha comprar. Agora, você pode entrar em uma chamada de vídeo com sua mãe e pedir por um conselho baseado no que está vendo”, pontuou a empresa.

Novos estilos e Apple Music

Sem mencionar no comunicado oficial, o Ray-Ban Meta também ganhou compatibilidade com o Apple Music. Com a funcionalidade, o usuário pode controlar as músicas em reprodução sem precisar das mãos, controlando tudo a partir de comandos de voz. O usuário pode pedir por uma música, playlist ou artista, solicitar recomendações e mais.

Por fim, a Meta também anunciou novas armações para os óculos Ray-Ban. Os novos estilos complementam as opções disponíveis para o acessório, permitindo que os consumidores escolham aquilo que melhor combinar com o look.

Fonte