O objeto é muito provavelmente um detrito de um veículo de lançamento de satélites operado pela Organização Indiana de Pesquisa Espacial. Objeto cilíndrico encontrado em uma praia na Austrália
Reprodução/@AusSpaceAgency
No dia 18 de julho, a Agência Espacial da Austrália publicou um tuíte com a fotografia de um objeto cilíndrico nas areias de uma praia. Uma pessoa que passava na praia havia relatado à polícia que tinha encontrado o objeto em uma cidade pequena, com menos de 300 habitantes. O lugar é um ponto para pescadores.
Nesta segunda-feira (31), a agência espacial afirmou que sabe o que é o cilindro: “Concluímos que o objeto localizado em uma praia perto da Baía de Jurien, no oeste da Austrália, é muito provavelmente um detrito de um veículo de lançamento de satélites operado pela Organização Indiana de Pesquisa Espacial”.
O que é um veículo de lançamento?
Um veículo de lançamento de satélites é um tipo de foguete que é usado para levar satélites até o espaço.
Geralmente, esses veículos têm mais de uma etapa ou estágio. Cada etapa é conduzida por uma parte do veículo onde ocorre a propulsão. Quando o combustível nessa parte se desgota, essa parte do veículo se desprende. Daí uma outra parte do veículo começa a queimar combustível, até que se esgote e se desprenda, até que o satélite alcance o espaço.
O cilindro encontrado na praia da Austrália é do terceiro estágio de um lançamento de satélite.
Os destroços foram armazenados, e a Agência Espacial Australiana está trabalhando com a Organização Indiana de Pesquisa Espacial, que vai ajudar a determinar o que acontecerá agora (a ONU tem determinações sobre o que deve ser feito com detritos espaciais).
Fonte