O Relatório de Energia: De-Risk | Investing.com

Outro dia, outra falência do banco. A crise bancária está causando uma desalavancagem dos grandes bancos, reduzindo sua exposição ao petróleo e fazendo com que os preços caiam mais do que outros ativos de risco. O Credit Suisse está causando a turbulência de hoje depois que o presidente do banco nacional saudita, Ammar Al Khudairy, descartou mais assistência de seu banco. Ele não acha que eles vão precisar de mais dinheiro. Os acionistas veem de forma diferente, vendendo ações causando uma parada no estoque e ações abaixo de 20%. Os swaps do Fed agora precificam uma chance de 100% de um corte na taxa de juros em dezembro.

O petróleo se aproxima da liquidação do mercado, em oposição a qualquer coisa diretamente relacionada aos fundamentos atuais de oferta e demanda. Isso é evidenciado por uma redução substancial nos estoques de produtos petrolíferos, conforme relatado pelo American Petroleum Institute (API), que informou que o fornecimento de gasolina caiu em 4,587 milhões e destilados em 2,886 milhões. Mesmo o aumento relatado de 1,155 milhão de barris na oferta foi moderado por uma queda relatada de 946.000 barris na oferta de Cushing, Oklahoma. No entanto, a oferta e a demanda de petróleo não importam quando temos uma corrida ao banco.

Até mesmo a Agência Internacional de Energia (IEA) está alertando que o suprimento de petróleo que eles dizem estar atualmente em uma situação de excesso de oferta se transformará em um déficit de oferta no final do ano. A IEA diz que o petróleo está atualmente com excesso de oferta devido à Rússia procurando um lar para seu petróleo. No entanto, também está sendo relatado que as exportações de petróleo da Rússia caíram 500.000 barris por dia em fevereiro para 7,5 milhões de barris por dia, e eles poderiam cumprir sua ameaça de cortar a produção em uma quantidade semelhante.

A IEA disse que os estoques globais aumentaram em 7,8 bilhões de barris, o maior nível desde 2021, mas ainda acredita que o mercado pode entrar em uma situação de escassez de oferta. No mínimo, o mercado deve estar equilibrado até o meio do ano.

Isso ocorre como relatórios dos ministros das Finanças da China e da Arábia Saudita, que dizem que os primeiros sinais da reabertura da China são promissores. Eles também disseram que os investimentos sauditas no Irã podem acontecer muito rapidamente após um acordo. Quem disse que Biden não poderia aproximar o mundo? Ele está fazendo um ótimo trabalho aproximando a Rússia e a China, e agora a Arábia Saudita e o Irã. O Arab News relata que o ministro da Energia saudita, príncipe Abdulaziz bin Salman, disse na terça-feira que o Reino não venderia petróleo a nenhum país que tentasse impor um teto de preço em seus suprimentos.

A Reuters também está relatando que a China está a caminho de importar 5,39 milhões de toneladas de GNL em março, de acordo com dados compilados pelos analistas de commodities Kpler. Isso seria superior aos 4,96 milhões de toneladas de fevereiro e acima dos 4,77 milhões de março do ano passado.

O príncipe Abdulaziz disse em uma entrevista publicada pela Energy Intelligence que colocar um teto nos preços do petróleo inevitavelmente levaria à instabilidade do mercado, e a Arábia Saudita reduziria sua produção de petróleo. O príncipe acrescentou que o grupo de nações produtoras de petróleo da OPEP+ conseguiu trazer estabilidade e transparência significativas ao mercado de petróleo, especialmente em comparação com todos os outros mercados de commodities.

“O projeto de lei NOPEC não reconhece a importância de manter capacidade ociosa e as consequências de não manter capacidade ociosa na estabilidade do mercado”, disse ele.

A EBW on está dizendo que o contrato de abril encontrou suporte no início desta semana, após a queda de 19% da semana passada dos níveis de sobrecompra ao norte de US$ 3,00/MMBtu. Uma modesta mudança climática de alta e três semanas consecutivas mais frias pela primeira vez neste inverno podem permitir que os futuros do NYMEX subam moderadamente nas próximas semanas.

Fundamentalmente, o excedente de armazenamento versus a média de cinco anos pode diminuir mais de 100 Bcf após o relatório da EIA de quinta-feira – um afastamento acentuado dos excedentes de estoque repetidamente construídos nos últimos três meses.

Acredito que a liquidação da crise bancária neste momento é exagerada no petróleo, e devemos encontrar alguma estabilidade em breve, assim que houver a percepção de que os dominós vão parar de cair. Devemos ter uma recuperação significativa no curto prazo e ver alguma turbulência extrema, portanto, certifique-se de manter o cinto de segurança afivelado.

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *