A fintech brasileira Nubank anunciou na última terça-feira (10) a chegada de um novo recurso para clientes. Trata-se da possibilidade de fazer um Pix com ajuda da inteligência artificial e usando plataformas disponibilizadas pela companhia.
As transferências instantâneas são gratuitas e podem ser feitas de duas formas: a partir do próprio aplicativo do Nubank, em um mecanismo que já está sendo liberado para os usuários, ou via WhatsApp, recurso ainda em fase de testes mas que logo estará disponível.
A IA é usada para receber comandos e orientações do cliente, cuidando de toda a parte operacional. Ao cliente, cabe falar os dados de valor e chave Pix, ou o nome do destinatário — no caso do WhatsApp, até uma imagem com as informações bancárias pode ser usada. Ainda assim, todas as transferências precisam da confirmação do usuário por meio da senha antes do envio do valor.
O limite das transações Pix feitas via aplicativo, mesmo usando IA, é o mesmo definido anteriormente pelo cliente. No caso do WhatsApp, ao menos por enquanto, o valor máximo é de R$ 800 por transação, com limite diário total de R$ 2.400.
Como fazer um Pix com IA no Nubank?
No caso do app do Nubank, é possível fazer um Pix via mensagem de texto ou áudio. Com o serviço aberto, vá em “Área Pix” e depois toque na parte superior da seção, com uma barra roxa.
Lá, você seleciona a caixa de texto para escrever a mensagem, ou então o ícone do microfone para enviar um áudio.
Para fazer isso no WhatsApp, ainda no “Área Pix”, vá em “Pix no WhatsApp” e converse com o chatbot que abre direto no aplicativo de mensagens. No primeiro uso, você precisa inserir o seu CPF e autorizar a IA para que ela vire um contato na plataforma. Feito isso, é só conversar normalmente com o robô para fazer o envio.
O número usado pela IA do Nubank no WhatsApp é +55 (11) 5039-3944. Se outro telefone entrar em contaro dizendo ser o serviço digital, desconfie e não interaja com o contato.