Novo comandante da PM descarta convocar mais militares: Valorizar a tropa | …

João Aguiar/Rdnews

solenidade de troca do comando da pm Coronel Fernando assume

Solenidade de troca do comando da PM de Mato Grosso que passa a ser chefiada pelo coronel Fernando

O novo comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Cláudio Fernando Carneiro Tinoco, tomou posse na manhã desta sexta-feira (29), em cerimônia realizada na sede do Comando Geral da PM. Em sua primeira entrevista à imprensa, Fernando Tinoco descartou novos chamamentos no momento.

“Nós temos hoje um Estado equilibrado. Eu preciso valorizar os homens que estão aqui dentro. É lógico que todos nós queremos ter mais colegas. Mas, tudo isso deve ser levado em consideração com muita prudência para que nós não tenhamos outros efeitos colaterais dentro da instituição”, alerta.

Entre os efeitos colaterais, o comandante citou atrasos salariais, que já foram vivenciados em outras gestões. “Nós que estamos há um bom tempo na Polícia Militar sabemos o que é receber salários parcelados, salários atrasados. Eu preciso primeiramente cuidar da tropa que está aqui dentro”, completa.

Sobre o aumento salarial, que foi cobrado pelo ex-comandante-geral Alexandre Mendes, Tinoco disse que irá apresentar a proposta ao governador Mauro Mendes (União) no momento oportuno e com a estratégia correta. “Para que nós possamos desenvolver a nossa instituição em vários aspectos. A estratégia correta é aquela em que a instituição planeja e que a população também demanda”.

João Aguiar/Rdnews

solenidade de troca do comando da pm Coronel Fernando assume

Coronel Fernando já empossado como novo comandante da PM.  Atrás dele, o tenente-coronel André William Dorileo, que será seu ‘02’ 

O coronel afirmou ainda que deve fazer mudanças em alguns cargos da corporação. Um nome já foi confirmado, que é o do tenente-coronel André William Dorileo, que já comandou o Batalhão da Rotam e será seu ‘02’. O posto era ocupado por Francyanne Siqueira Chaves Lacerda, que em janeiro vai assumir a pasta da Secretária de Segurança Pública de Cuiabá, que será criada pelo prefeito eleito Abilio Brunini.

“A gente não pode chegar e não respeitar a história dos profissionais que já estão aí. Logicamente existem algumas funções que são de extrema confiança e que para o momento a gente precisa de alguma especificidade na carreira, no talento daquela pessoa para que a gente possa entregar, mas é importante ressaltar que todos os coronéis todos os policiais militares, praças, oficiais irão comandar a Polícia Militar junto comigo”, salienta.

Fernando Tinoco também foi questionado sobre o principal pedido do governador Mauro Mendes (União). Ele respondeu dizendo que foi “lealdade”, mas deixou claro que isso não quer dizer que esta era uma característica que o antigo comandante não tinha. “O principal pedido do governador foi lealdade. Lealdade para a fim de que me dedique ao máximo à população Mato Grosso e aos profissionais que estão dentro da Polícia Militar de Estado de Mato Grosso”.

“Eu acredito que a gestão anterior, como as outras gestões, contribuíram muito para a Polícia Militar. Eu tenho que olhar para frente e procurar cumprir com o meu papel. Eu preciso entregar a Polícia Militar melhor do que recebi hoje. Posso cometer erros também como outros colegas possam ter cometido, mas tenho certeza que vou ter muitos acertos”, acrescenta.



Fonte