Navio comercial norueguês é atacado por míssil no Mar Vermelho


Autoridades de Defesa dos EUA responsabilizaram grupo rebelde do Iêmen pelo disparo. Ataque provou incêndio e danos à embarcação, mas ninguém se feriu. ARQUIVO: Rebeldes houthis posicionados em navio de carga no Mar Vermelho, em foto divulgada em 20 de novembro de 2023
Houthi via Reuters
Um navio comercial norueguês foi atacado na costa do Iêmen, no Mar Vermelho, nesta terça-feira (11). Autoridades de Defesa dos Estados Unidos afirmaram que a embarcação foi atingida por um míssil de cruzeiro disparado por um grupo rebelde do Iêmen.
Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Os Estados Unidos responsabilizaram os rebeldes Houthis pelo disparo do míssil. O ataque não deixou feridos, mas provocou um incêndio e danos à embarcação. Ao todo, 22 pessoas estavam a bordo.
Um destroier da Marinha dos Estados Unidos que estava no local ajudou os tripulantes do navio atacado. O proprietário da embarcação disse que o navio foi levado para um porto seguro.
De acordo com a Associated Press, empresas privadas de inteligência afirmaram que ataque aconteceu perto do Estreito de Bab el-Mandeb, que separa a África Oriental da Península Arábica.
O ataque foi registrado em um contexto de aumento de ameaças por parte dos Houthis sobre a navegação comercial na área, devido à guerra Israel e o Hamas.
No sábado (9), os Houthis disseram que iriam atacar todos os navios com destino a Israel, independentemente da sua nacionalidade.
Parte de um “Eixo de Resistência” apoiado pelo Irã, os Houthis se uniram em apoio ao Hamas, após a invasão à Israel. Os rebeldes já assumiram a autoria de ataques contra o território israelense, em outubro.
Em relação ao ataque desta segunda-feira, até a publicação desta reportagem o grupo não havia se manifestado.
VÍDEOS: mais assistidos do g1

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *