Presidente convocou o encontro para que ministros apresentem balanços das ações e projetem 2024. Governo encerra o ano com 38 ministérios, um a mais que na posse. Presidente Lula comanda última reunião ministerial do ano de 2023
TV Globo/Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou nesta quarta-feira (20), no Palácio do Planalto, a última reunião ministerial de 2023. Durante o encontro, o presidente elogiou a articulação do governo e disse que a negociação com o Congresso continuará sendo foco no ano que vem.
O petista encerra o primeiro ano de terceiro mandato com 38 ministérios, um a mais na comparação com a posse, em janeiro.
Lula convocou a reunião para que os ministros apresentem balanços do ano e projetem as ações que serão executadas em 2024.
O presidente lançou em agosto o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A carteira de obras nos estados é a principal aposta para incentivar a geração de emprego e renda para os próximos anos.
No Congresso, Lula tem como principais vitórias do ano as aprovações das novas regras das contas públicas (arcabouço fiscal) e a reforma tributária. O governo terá de avançar na regulamentação da reforma em 2024.
O presidente também já adiantou que pretende ampliar as viagens pelo país em 2024, ano de eleições municipais. Neste ano, Lula teve uma agenda internacional mais intensa.
Fonte