MT sofre sobrecarga de energia e transformadores param de funcionar | …

Rodinei Crescêncio/Rdnews

 transformador de energia

Mato-grossenses estão sofrendo com o calor acima de 40°C no último mês e, em várias regiões, a queda de energia e explosão de transformadores têm sido problemas frequentes. Segundo a Energisa, o Estado está sofrendo uma sobrecarga de energia. Na noite desta segunda-feira (25), 21 transformadores pararam de funcionar por pico de carga. Os maiores problemas foram gerados em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Campo Verde e Alta Floresta.

Em Cuiabá e Várzea Grande, os termômetros marcavam 36ºC às 19h. Moradores de várias regiões ficaram sem energia por problemas no transformador, entre elas a região do Chapéu do Sol, os condomínios Esmeralda e Rubi, na Avenida Mário Andreazza e o Condomínio Solar das Torres, no bairro Santa Cruz.

Aqui dentro estamos fazendo reuniões diárias de crise para mapear pontos sensíveis de abastecimento no estado’


José Nelson, gerente de operações

Conforme a concessionária, Mato Grosso registrou em agosto a maior carga já medida em 23 anos, chegando ao pico de 2.2 gigawatts de demanda máxima distribuída no ano. Em 2020 quando o estado enfrentou a maior seca em 60 anos e uma onda de queimadas que devastou o Pantanal, o maior pico de consumo de energia foi registrado em outubro, com 2.0 gigawatts de demanda máxima distribuída no ano.

“Já está claro que em setembro e outubro de 2023 nós vamos ter novos recordes de demanda por energia. E isso está diretamente ligado às altas temperaturas. Em junho nós montamos um comitê de crise por conta do El Niño e temos alertado a sociedade sobre esse fenômeno. Aqui dentro estamos fazendo reuniões diárias de crise para mapear pontos sensíveis de abastecimento no estado’’, destacou o gerente de operações da Energisa José Nelson Quadrado Júnior.

Só no sábado, cinco das 15 maiores temperaturas registradas no Brasil, foram em Mato Grosso, Cuiabá sendo líder. A previsão é de que os termômetros marquem 43°C na Baixada Cuiabana nesta terça (26). Esse calor tem impactado na queima ou explosão dos transformadores.

Segundo a Energisa, as equipes estão fazendo uma força-tarefa para troca dos equipamentos, e desde agosto, quando começou a onda de calor, 180 já foram trocados.

Canais de atendimento em situação de queda de energia:

  • * Call Center 0800 646 4196
    * Agências de atendimento
    * Assistente Virtual Gisa: www.gisa.energisa.com.br
    * Site da Energisa: https://www.energisa.com.br/



Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *