MT pode ganhar em 2026 uma cadeira a mais na Câmara Federal | …

camara dos deputados 680

A Câmara dos Deputados deve recalcular a divisão do número de cadeiras por Estado para as eleições de 2026 por causa das novas estimativas de população das unidades da federação, conforme prévia do censo do IBGE de 2022.

E, pela projeção feita pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, haveria mudanças na atual distribuição das 513 cadeiras da Câmara, com perdas de vagas em sete Estados e ganhos em outros sete.

No caso de Mato Grosso, agora com 3.658.813 habitantes, a bancada federal ganharia mais uma vaga na Câmara, subindo dos atuais oito assentos para 9.

Pela Constituição Federal, a representação na Câmara dos Deputados deve ser proporcional à população de cada Estado, mas os constituintes da Carta Magna de 88 definiram o mínimo de 8 e o máximo de 70 deputados por unidade da federação. E desde 1993, ano em que ocorreu o último redesenho das vagas aprovado por uma lei complementar, o número de cadeiras por Estado não é alterado, portanto, não houve atualização do tamanho das bancadas a partir dos dados dos censos de 2000 e 2010.



Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *