MT é o estado com mais focos de calor; número subiu 5x em apenas um dia | …

Mato Grosso é o estado com mais focos de calor no país desde quarta-feira (26). De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe), os focos quintuplicaram de terça (25) para a quarta, totalizando 160. Desde o início do ano, já foram 8.439 focos de calor detectados no estado. Depois de Mato Grosso, os estados do Tocantins e do Maranhão seguem com os maiores números de focos – 116 e 82, respectivamente.

Os municípios mato-grossenses mais afetados são Apiacás, Poconé e Vila Bela da Santíssima Trindade. Vale lembrar que, no município de Poconé (a 104 km de Cuiabá), um incêndio na região da Fazenda Cambarazinho durou mais de uma semana, sendo extinto nesta quinta-feira (27).

Mayke Toscano/Secom-MT

Queimada no Pantanal em 2020

Queimada de grandes proporções registrada na região do Pantanal em 2020

Hoje, os números aparentam estar em queda. Até o período da tarde, haviam sido detectados 44 focos de calor, sendo que 28 se concentram na Amazônia, 11 no Cerrado e 5 no Pantanal. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).

Apesar dos grandes incêndios na região do Pantanal, o bioma é apenas o terceiro com mais focos. O Cerrado e a Amazônia somam 565 desde o começo do mês de junho. A média, até o dia 26, totaliza 88,9 focos, 17% a mais do que no mesmo período em 2023.

Para o inverno, a previsão é que o tempo fique mais seco, apesar das frentes frias ocasionais, o que contribui para o aumento de focos de calor. O número de focos isolados, no entanto, não representa a ocorrência de incêndios, mas uma queimada conta com um acúmulo de focos de calor.



Fonte