Um dos momentos mais marcantes da festa foi o encontro do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto. Festa buscou impulsionar candidatura de Antonio Brito para o lugar de Lira. Festa do PSD em restaurante de Brasília
O PSD realizou uma festa em Brasília para comemorar os “aniversariantes do mês” da legenda. Mas o contexto estava explícito para todos os presentes: impulsionar o nome de Antônio Brito (PSD-BA) como candidato à presidência da Câmara.
Brito é candidato a sucessão de Arthur Lira (PP-AL).
O encontro aconteceu em um restaurante em Brasília e teve direito a show do cantor Dudu Nobre.
A festa reuniu, por parte dos governistas, deputadas da base governista e o ministro Ricardo Lewandowski (Justiça). A oposição também esteve presente. Um dos nomes mais disputados nas conversas da noite foi Valdemar Costa Neto, presidente do PL.
O momento em que Costa Neto conversou com Lira foi um dos mais registrados por jornalistas. O presidente da Câmara ficou menos de 30 minutos no evento. Ao ouvir de uma deputada a brincadeira de que isso demonstrava desprestígio em relação a candidatura de Brito, Lira desconversou: “Tem mais jornalista que deputado na festa”.
Arthur Lira conversa com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, na festa do PSD
Paloma Rodrigues/ TV Globo
O presidente do PSD, Gilberto Kassab, disse estar confiante em relação a candidatura de Brito.
Ele minimizou avaliaçoes de parlamentares que criticam sua proximidade com Brito e veem na disputa da presidência da Câmara uma forma de ampliar seu poder no Legislativo. Kassab é secretário do bolsonarista e governador de São Paulo Tarcísio de Freitas.
Outro candidato à presidência da Câmara fez comemoração semelhante. Marcos Pereira (Republicanos-SP) de uma festa de aniversário para centenas de convidados em Brasília meses atrás.
Por parte do governo, a festa de Pereira teve a visita dos ministros da Fazenda, Fernando Haddad; Relações Institucionais, Alexandre Padilha; e Portos e Aeroportos (Silvio Costa).
Nesta quarta (10), será a vez de Elmar Nascimento (União-BA), outro postulante à presidência da Câmara, fazer festa com autoridades em Brasília, mirando alavancar sua candidatura.
Adversários lado a lado
A mesa de deputados do PL foi colocada ao lado da mesa de deputados da federação Rede/ PcdoB.
Os deputados de oposição e da direita conservadora Julia Zanatta (PL-SC), Delegado Caveira (União-GO) e Eder Mauro (PL-PA) jantaram ao lado de deputados esquerdistas e governistas: Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Márcio Jerri (MA) e Túlio Gadelha (Rede-PE).
Fonte