A deputada estadual Janaina Riva reconheceu a possibilidade do MDB de Cuiabá apoiar eventual candidatura do Partido dos Trabalhadores para a Prefeitura, caso o prefeito Emanuel Pinheiro consiga tomar as rédeas da sigla na Capital. Atualmente, o MDB segue rachado e não há nomes dispostos a encararem o pleito deste ano, além da falta de consenso para a escolha da nova direção do diretório municipal da Capital.
Na manhã desta terça-feira (9), em entrevista à imprensa na Assembleia Legislativa, Janaina foi questionada se a proximidade de Emanuel e de seu filho, o deputado federal Emanuelzinho, com o presidente Lula (PT), poderia resultar em um apoio para a disputa ao Palácio Alencastro. “Pode acontecer sim, se eles conseguirem tomar [o partido] da gente aqui. Não é a decisão do Diretório Estadual aqui”, declarou ela.
Thaís Fávaro
Emanuel demonstra em Brasília articulação política e tenta tomar o partido, ainda que indiretamente. Ele trata do assunto diretamente com o presidente Nacional, Baleia Rossi, enquanto a Executiva Estadual resiste, temendo prejuízos incalculáveis.
O grupo de Janaina também não tem nome próprio e deseja apoiar a chapa do presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, que vive indefinição dentro do União Brasil. Ele tem sido preterido e pode migrar ao PSD, sigla que mantém as portas abertas, embora Lula tenha reforçado o desejo de receber apoio da sigla em Cuiabá, fortalecendo o projeto da Federação Brasil da Esperança.
Neste sentido, se Emanuel estender sua influência sobre o comando do MDB, a sigla na Capital não apoiará Botelho, já que ele “fechou” as portas para uma eventual chegada – dizendo que o presidente da AL não teria “cheiro de povo”.
Acontece que o PT da Capital não tolera Emanuel e defende um projeto distante da atual gestão. Porém, a Nacional não descarta apoios e citou anteriormente a importância da Família Pinheiro, responsável por auxiliar na construção de um palanque para Lula em Mato Grosso nas eleições de 2022.
Nesta terça-feira (9), ocorreu uma reunião entre a deputada Janaina, o presidente estadual do MDB, Carlos Bezerra, e o federal Emanuelzinho, em uma tentativa de aparar as arestas para a escolha do próximo presidente municipal. Segundo ela, houve o compromisso de buscar um consenso entre a cúpula emedebista.