Mato Grosso é o quarto maior estado do país na geração de empregos em junho | …

Com saldo positivo de 10.683 novos postos de trabalho com carteira assinada, Mato Grosso registrou o quarto maior crescimento na geração de empregos no país, atrás somente de São Paulo (36.418), Minas Gerais (25.537) e Rio de Janeiro (13.490).

O saldo atual, segundo análise do Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), está 234,37% superior no comparativo com o mês anterior, quando o indicador totalizou apenas 3.195. Os setores do comércio e serviços representam 61,15% do total de estoque de empregos, que, juntos, somaram 874.263 no mês, segundo dados do Novo Caged, do Ministério do Trabalho.

Já o desempenho observado em junho do ano passado foi 30,03% maior, quando foram acrescidos ao estoque de empregos no estado 13.891 novas vagas. A diminuição na geração de novos postos de trabalho, observado no decorrer de 2023, fez com que o estado registrasse 22,5% menos novos empregos no acumulado até junho do ano passado, passando de 51.794 para os atuais 40.119.

Reprodução

ensino superior e trabalho

Ainda assim, o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, explica que essa variação “pode ser reflexo da dinâmica de criação de empregos formais e do comportamento da economia na geração de renda, que trazem efeitos diretos e, de forma indireta, sendo um indicador importante de ser acompanhado”.

É o caso do setor agropecuário, que, no mês de junho, reverteu a tendência de mais demissões que admissões dos últimos três meses e apresentou o maior saldo entre os demais setores da economia, com 4.777, seguido dos serviços, que avançou 215,53% no comparativo com o mês de maio, registrando saldo de 2.540. O comércio também exibiu crescimento em junho, com avanço de 114,55% em relação ao mês anterior, registrando um saldo de 1.150 empregos.

Para Wenceslau Júnior, o avanço nos setores do comércio e serviços podem ser melhores no segundo semestre. “Esse crescimento nos traz uma expectativa ainda melhor de geração de empregos para os próximos seis meses, aliado a uma inflação mais baixa, o que favorece o consumo e que, consequentemente, aquece a economia. Tal condição pode incentivar o aumento do nível de investimento por parte dos empresários”.

Os dados nacionais registraram um número de 157.198 admissões superiores a demissões, crescendo 1,34% ante ao mês anterior, quando este exibiu saldo de 155.123 empregos. Contudo, o valor mostrou uma queda de 44,84% no comparativo com o mês de junho do ano passado, quando o saldo registrava 285.009 empregos.

Quanto ao estoque nacional, os setores de serviços e comércio, somados, totalizaram 30,6 milhões de empregos com carteira assinada no mês de junho, representando 70% do montante total do país.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.



Fonte

4 thoughts on “Mato Grosso é o quarto maior estado do país na geração de empregos em junho | …

  1. My brother suggested I may like this blog. He was entirely right.
    This submit truly made my day. You can not imagine just how much time I had
    spent for this information! Thank you! I saw similar here:
    Sklep online

  2. Hey! Do you know if they make any plugins to assist with SEO?
    I’m trying to get my blog to rank for some targeted
    keywords but I’m not seeing very good success.
    If you know of any please share. Cheers! You can read
    similar art here: Dobry sklep

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *