Malásia prevê pico do El Niño no início de 2024

A Malásia previu na sexta-feira que o pico do fenômeno climático El Niño, que traz tempo quente e seco prolongado, atingirá o país no início de 2024. O El Niño, um aquecimento das temperaturas da superfície da água no leste e centro do Oceano Pacífico, está relacionado a condições climáticas extremas, desde ciclones tropicais e chuvas intensas até secas severas. “No início de 2024, espera-se que o fenômeno El Niño tenha um impacto mais perceptível quando a intensidade atingir o pico”, afirmou o ministério em comunicado.

Veja também: El Niño pode ter intensidade histórica

O país do Sudeste Asiático enfrentará temperaturas mais altas e menos chuvas, o que aumentará o risco de neblina transfronteiriça se a queima de florestas e turfeiras não for controlada, afirmou.

A Organização Meteorológica Mundial disse na terça-feira que as temperaturas devem subir em grandes partes do mundo depois que o padrão climático El Niño surgiu no Pacífico tropical pela primeira vez em sete anos.

Os primeiros sinais de clima quente e seco causados pelo El Niño estão ameaçando os produtores de alimentos em toda a Ásia, com a produção de óleo de palma e arroz provavelmente prejudicada na Indonésia e na Malásia – que fornecem 80% do óleo de palma do mundo – e na Tailândia, segundo analistas.

Confira mais informações sobre clima em Agrotempo

As propriedades no maior estado produtor de óleo de palma da Malásia, Sabah, já estão enfrentando estresse hídrico devido aos primeiros sinais do El Niño, reduzindo a produtividade e exacerbando o impacto da subfertilização e da escassez de mão de obra observada nos últimos três anos.

Fonte: Reuters com tradução Agrolink*



Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *