maior demanda e recuo de vendedores reforçam alta dos preços

Os preços do arroz em casca subiram com mais força nos últimos dias. Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o impulso vem da maior presença de compradores, que buscam renovar seus estoques rapidamente com a retomada de parte das atividades, atrelada à postura retraída de vendedores, diante de incertezas quanto às perdas no estado do Rio Grande do Sul.

De modo geral, pesquisadores do Cepea apontam que a liquidez segue limitada, devido à “queda de braços” entre agentes.

Os novos dados de oferta e demanda divulgados pela Companhia Nacional de Abstecimento (Conab) na semana passada ainda não captaram os impactos das enchentes no Rio Grande do Sul. A estatal estima que pelo menos 8% da área gaúcha para a cultura registrará perdas, como reflexo das chuvas volumosas.

Já a Emater-RS divulgou no dia 16 de maio que a colheita em território gaúchi avançou pouco, correspondendo a 86%, enquanto, em 2023, as atividades estavam praticamente finalizadas neste período.

O indicador do arroz em casca Cepea/Irga para a saca de 50 kg do tipo 1 mostra um valor de R$ 121,57 nesta terça-feira (21), uma variação de 13,49% dentro do mês.

Fonte