Presidente da Câmara e ex-presidente do Senado são desafetos e já trocaram ataques publicamente. Em São José da Tapera (AL), Lula assinou ordem de serviço para obra hídrica. Renan Calheiros (à esquerda na imagem), Lula e Arthur Lira (à direita na imagem) durante evento no interior de Alagoas
Reprodução/CanalGov
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conseguiu reunir em um evento no interior de Alagoas dois rivais da política local: o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o ex-presidente do Senado, senador Renan Calheiros (MDB-AL).
Desafetos há anos, Lira e Renan já trocaram ataques publicamente pelas redes sociais. Lula e os parlamentares participaram, em São José da Tapera (AL), da assinatura de uma ordem de serviço para execução de uma obra hídrica, que tem o objetivo de levar água para o sertão alagoano.
Além de Lula, Lira e Renan Calheiros, participaram da solenidade o ministro Renan Filho (Transportes), filho do senador, e o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB-AL), que é do grupo político dos Calheiros.
Em discurso no evento, o senador Renan Calheiros não citou Arthur Lira. Já Renan Filho, ministro dos Transportes, citou o presidente da Câmara dos Deputados e o abraçou depois que Lira fez um discurso (veja na imagem abaixo).
No pronunciamento que fez, Arthur Lira pregou união e afirmou que é necessário deixar a polarização política de lado. Ele também elogiou Lula por ter dado início às obras do Canal do Sertão Alagoano, cujo 5º trecho será construído com a assinatura da ordem de serviço nesta quinta-feira.
O presidente da Câmara, Arthur Lira, abraça Renan Filho, ministro dos Transportes, durante evento em Alagoas
Reprodução/CanalGov
Lados opostos
Os grupos de Renan Calheiros e Arthur Lira estão em lados opostos na política alagoana. De gerações distintas, os dois ganharam protagonismo nacional, cada um a seu tempo, quando presidiram Senado e Câmara, respectivamente.
Localmente, Lira e Renan Calheiros apoiam nomes diferentes nas eleições para o governo estadual.
Na próxima eleição nacional, em 2026, é possível que Renan Calheiros, que deve tentar a reeleição, e Arthur Lira disputem as duas cadeiras do estado no Senado.
Lula, por sua vez, tem tentado se manter neutro nessa disputa. E tem feito esforços para aparar arestas na articulação política do governo, tentando se aproximar de Arthur Lira.
‘Diferenças não valem na hora de cuidar do povo’, diz Lula
Também em discurso em prol da união, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) citou a viagem que fez com Arthur Lira e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, para visitar áreas inundadas após as fortes chuvas no Rio Grande do Sul.
Lula afirmou que a viagem com os parlamentares serviu para “mostrar que as diferenças na época da eleição não valem nada” quando é necessário “cuidar do povo”.
Fonte