Lula recebe presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, no Palácio da Alvorada


Peña será empossado em 15 de agosto, e Lula confirmou presença na cerimônia. Mercosul, hidrelétrica de Itaipu e cooperação no combate a crimes transnacionais estão entre pautas do encontro. Lula recebe o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, no Palácio da Alvorada
Reprodução/TV Globo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta sexta-feira (28), na residência oficial do Palácio da Alvorada, o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña.
Foi o segundo encontro dos políticos desde que Peña, ex-ministro da Fazenda, foi eleito presidente. Lula já confirmou que irá a posse de Peña, no próximo dia 15 de agosto.
A reunião ocorreu no Alvorada, onde o petista cumpriu agenda nos últimos três dias, após passar por um procedimento no quadril chamado denervação – quando o paciente tem parte dos nervos da área afetada bloqueados, para reduzir a sensação de dor.
Itaipu e Mercosul
A pauta do encontro entre Lula e Peña tem, segundo o Ministério das Relações Exteriores, temas como cooperação no combate a crimes transnacionais e as relações do Mercosul, bloco composto por Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai.
O grupo, que no momento é presidido pelo Brasil, tenta destravar a revisão do acordo comercial com a União Europeia. O governo brasileiro também tem interesse no retorno da Venezuela ao Mercosul, assunto que não é consenso no bloco.
Outro tema que os dois países precisam acertar é a revisão do acordo da usina hidrelétrica de Itaipu, localizada na fronteira paraguaia com o Brasil.
O Anexo C do acordo, firmado em 1973, prevê a revisão dos termos financeiros diante o pagamento das dívidas relativas à construção da hidrelétrica. Em fevereiro, a Itaipu Binacional pagou a última parcela da dívida.
Santiago Peña
Economista com formação nos Estados Unidos e uma passagem pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), Santiago Peña, 44 anos, foi eleito em abril para um mandato de cinco anos como presidente do Paraguai.
Peña, que toma posse em 15 de agosto, é filiado ao Partido Colorado, a principal força política do país desde 1950.
Peña foi ministro da Fazenda do Paraguai durante o governo de Horácio Cartes (2013 a 2018). Cartes foi condenado na Justiça e deve ser extraditado dos EUA para o Paraguai. Durante a campanha, Peña teve que dar explicações sobre seu antigo chefe.
O atual presidente, Mario Abdo Benítez, também é do Partido Colorado. Apesar disso, Benítez e Peña não são aliados próximos.

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *