Lula lamenta morte de brigadista durante combate a incêndio em MT | …

O presidente da República, Lula (PT), lamentou a morte do brigadista Uellinton Lopes dos Santos, de 39 anos, que morreu nesta segunda-feira (26) durante combate a um incêndio na Terra Indígena Capoto/Jarina, em São José do Xingu (a 950 km de Cuiabá). Ele integrava Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Ibama, o Prevfogo.

Ricardo Stuckert/Planalto

Presidente Lula (PT) - Pal�cio do Planalto

Conforme publicação no perfil do petista no X (antigo Twitter), a morte do brigadista “causa grande tristeza e indignação”, visto que, ele atuava como um “herói”, lutando contra um incêndio criminoso. Lula ainda prestou solidariedade à família  e o agradeceu pelos serviços prestados ao país.

“Ele era um dos heróis que combatem os incêndios criminosos e irresponsáveis que acontecem em nosso país. Minha solidariedade aos familiares, amigos e colegas de trabalho de Uellinton, e o agradecimento do Brasil a ele e a todos os guerreiros dos órgãos federais, estaduais e municipais que estão combatendo as queimadas”, diz trecho da postagem. 

Veja abaixo:

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiram nota de pesar. “O MMA e o Ibama prestam toda assistência, solidariedade e apoio à família do brigadista”, diz a nota.

Outro caso

Na quinta (22), o funcionário de uma fazenda, identificado como Paulo Henrique Pereira Souza, 20 anos, também morreu enquanto ajudava no combate a um incêndio de grande proporção que atingiu uma área de canavial próxima à BR-163, na zona rural de Itiquira (a 359 km de Cuiabá).



Fonte