Lula diz que irá apoiar União Africana por uma vaga no G20, durante reunião com presidente de Comores


Líderes também abordaram a necessidade de mais cooperação tecnológica do Brasil com a África como um todo. Lula diz que irá apoiar União Africana por uma vaga no G20, durante reunião com presidente de Comores
Ricardo Stuckert (PR)
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se encontrou com presidente de Comores, Zali Assoumani, durante a cúpula do G7, em Hiroshima, no Japão, na manhã deste domingo (21).
No encontro, Lula anunciou o apoio do Brasil à demanda da União Africana por uma vaga no G20, seguindo o exemplo da União Europeia, que compõe o grupo. A fala foi uma resposta a uma carta enviada por Assouman em fevereiro.
O presidente de Comores preside o bloco africano com 55 países-membros. O Brasil vai assumir a presidência do G20 em 2023.
Os dois líderes também conversaram sobre a necessidade de uma maior cooperação tecnológica do Brasil com a África como um todo.
Uma das possibilidades levantadas no encontro entre os dois presidentes foi a de ampliar iniciativas usando os bancos de fomento, como o Banco Africano de Desenvolvimento e o BNDES para o desenvolvimento de infraestrutura.
LEIA TAMBÉM:
Em reunião com o primeiro-ministro do Canadá, Lula afirma que os dois países podem ‘dobrar as relações comerciais’
Lula sinaliza horário de reunião com Zelensky neste domingo
Macron, presidente da França, diz que G7 é oportunidade para convencer Índia e Brasil sobre Ucrânia

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *