Presidente e Ursula von der Leyen conversaram por telefone. Leyen citou empenho para finalizar o acordo entre blocos da União Europeia e do Mercosul. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em imagem de setembro de 2022
Yves Herman/REUTERS
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou nesta quinta-feira (16) com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e defendeu reforçar a parceria entre o bloco e Brasil.
Leyen é a primeira mulher a presidir a comissão, equivalente a um órgão executivo da União Europeia (UE).
Após o telefonema, Lula afirmou em uma rede social que Leyen será “muito bem recebida” no Brasil e citou o desejo de “reforçar as parcerias entre Brasil e União Europeia para o fortalecimento das nossas economias e no avanço de causas comuns para a construção de um mundo melhor”.
Na mesma rede social, Leyen destacou o desejo de fortalecer a parceria e de avançar no acordo entre UE e Mercosul e nas ações para combater o desmatamento. Ela ainda se disse ansiosa para visitar o Brasil.
Negociado por décadas e anunciado em 2019, o acordo comercial entre Mercosul e UE ainda não saiu do papel pois não foi referendado por todos os países do bloco europeu.
A demora na ratificação decorre, entre outros pontos, da deterioração do meio ambiente, principalmente da Amazônia, durante o governo Jair Bolsonaro (PL) – questão vista com atenção por países europeus.
Fonte
I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.