Junior Silgueiro/Assessoria
A Federação Brasil da Esperança (PT, Pc do B e PV) homologou, durante convenção neste sábado (03), no Ginásio da Lixeira, na Capital, a escolha de Lúdio Cabral (PT) para disputar à Prefeitura de Cuiabá. A chapa, que terá Rafaela Fávaro (PSD) como vice, ainda será registrada na Justiça Eleitoral.
A convenção reuniu centenas de pessoas. O arco de aliança é formado pelas federações Brasil da Esperança (PT, PC do B e PV) e a (Psol-Rede), além do PSD. Participaram do evento Lúdio Cabral, sua vice Rafaela, o ministro Carlos Fávaro, presidente estadual do PSD e pai de Rafaela; além de dirigentes dos partidos do arco de aliança e militantes.
Em seu discurso, Lúdio disse que vai ganhar as eleições se vencer o poder do dinheiro e da mentira. “Não podemos deixar Cuiabá se converter em um balcão de negócios […] se a gente vencer o poder do dinheiro e da mentira, a população de Cuiabá vai fazer uma escolha livre, uma escolha consciente, e vai consagrar o projeto que está aqui hoje e vamos vencer as eleições”, disse.
Além disso, petista criticou, sem citar nomes, as brigas entre o governador Mauro Mendes (UB) e o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB). Diante do cenário de embates, ele promete uma gestão voltada a todos e sem rixas políticas. “Nós vamos governar para todas as pessoas, iremos construir um governo de parceria e cooperação com todos os setores. Queremos ao nosso lado os movimentos sociais, empresários, trabalhadores, servidores, profissionais liberais, estudantes, crianças, idosos, nós não queremos mais saber de briga política. O nosso povo não merece mais briga política por vaidade” disparou.
Jacques Gosch/Rdnews
Carlos Fávaro, Rafaela Fávaro, ao lado do marido Luiz Augusto Cavalcanti; Lúdio Cabral, com a esposa Maria Teresa; e Valdir Barranco durante convenção
Tom da campanha
Lúdio citou as pautas que irá defender, como a reestruturação do Centro de Cuiabá, o investimento para a Capital ser polo educacional, de comércio, serviços e indústria e também afirmou que trará, junto com Fávaro, a ferrovia para a Capital mato-grossense.
Minutos antes do discurso, Lúdio conversou com a imprensa. “Eu e Rafaela, minha vice-prefeita, com muito orgulho, ao lado de toda a nossa militância, do nosso arco de aliança, seis partidos, para começar nossa caminhada da mudança de uma cidade melhor para o nosso povo. Pode esperar todo o compromisso, toda a energia e todo o esforço para cuidar da cidade e ter uma prefeitura à altura da força batalhadora do nosso povo.
O candidato afirmou que a principal bandeira defendida, se eleito, será a pasta da Saúde em Cuiabá, área onde o médico sanitarista atua há mais de 20 anos. “Cuidar do nosso povo, fazer um governo de responsabilidade, compromisso e união. Governar em diálogo e em cooperação com o nosso governo do estado e com o presidente da República (Lula) pelo bem do nosso povo”, afirmou.
Ele também ressaltou que pretende ter uma melhor relação com o governador Mauro Mendes, caso eleito, visto que a atual relação de prefeitura e governo não é amigável. Não é de hoje que a relação do prefeito Emanuel Pinheiro e o chefe do Estado não rende bons frutos e causa diversas rusgas na gestão.
“Passada a eleição, vitoriosos, vamos imediatamente sentar com o governador do Estado, sentar com o presidente da República, para em cooperação já começar a planejar as medidas para superar os problemas que a cidade tem, especialmente nas áreas mais críticas, e a área mais crítica que Cuiabá tem hoje é a saúde”, ressaltou.
Mulheres representadas
Rafaela Fávaro afirmou que representa força das mulheres. “Mulheres que estão ao meu lado e que pedem uma Cuiabá melhor, mais justa, mais próspera. Nesse momento, a honestidade e a integridade serão cruciais para termos essa Cuiabá melhor.
Jacques Gosch/Rdnews
Em seguida, a candidata fez elogios a Lúdio. “Lúdio é um homem trabalhador, servidor público, médico. Ele sabe cuidar das pessoas e prioriza a necessidade das pessoas e nao o seus interesses pessoais”, enfatizou.
Jornalista formada há mais de 10 anos, à imprensa Rafaela ressaltou que tem uma visão global da sociedade e do que acontece na cidade. “Tenho muito o que contribuir com o Lúdio. Sei que ele é um médico experiente, que cuida das pessoas, e eu acho que essa combinação da minha experiência com a dela vai trazer muitos benefícios”, disse.
O ministro da Agricultura e pai de Rafaela, Carlos Fávaro, disse em discurso que um dos motivos para Lúdio ser o melhor candidato a prefeito é que ele tem acesso direto a Lula.
“Só tem um candidato que tem acesso direto com o presidente Lula, que em 18 meses já investiu em Cuiabá, que trouxe de volta a obra da Rodoanel, que está investindo no Hospital Julio Muller […] e Lúdio tem acesso ao presidente sem atalhos e, conhecendo Lula, será o melhor prefeito para Cuiabá”.