Em 2021, Trump faltou na posse de Biden se tornando o primeiro presidente em mais de 150 anos a não comparecer à cerimônia do sucessor. Evento está marcado para 20 de janeiro. Trump chega à Casa Branca para se reunir com Joe Biden em início de transição de governo em 13 de novembro de 2024.
REUTERS/Kevin Lamarque
A Casa Branca confirmou que Joe Biden estará presente na posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos. A cerimônia vai acontecer em Washington D.C., no dia 20 de janeiro. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (25).
Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Andrew Bates, vice-secretário de imprensa sênior da Casa Branca, afirmou que Biden prometeu comparecer na posse de qualquer um dos candidatos que vencesse a eleição presidencial.
“Ele e a primeira-dama vão honrar essa promessa e comparecer à posse”, afirmou.
Em 2021, quando foi a vez de Biden assumir a Presidência, Trump faltou à cerimônia. À época, o republicano se recusou a aceitar a derrota nas eleições de 2020 e alegou fraude na apuração dos votos, sem apresentar provas.
Além disso, a posse de Biden aconteceu poucos dias depois do ataque ao Capitólio, quando apoiadores de Trump invadiram uma sessão que certificava formalmente a vitória eleitoral do democrata.
Naquele ano, Trump se tornou o primeiro presidente em mais de 150 anos a faltar à posse do sucessor. Antes dele, apenas John Adams, John Quincy Adams e Andrew Johnson não compareceram na cerimônia para transferência de poder.
Desde que Trump venceu as eleições deste ano, Joe Biden tem prometido uma transição pacífica. O democrata recebeu o republicano na Casa Branca no dia 13 de novembro. Os dois se cumprimentaram e sorriram.
Até a última atualização desta reportagem, a vice-presidente Kamala Harris — que perdeu a eleição para Trump — não havia informado se participaria da posse.
LEIA TAMBÉM
Promotor desiste de acusação contra Trump sobre tentativa de anular eleições de 2020 e apropriação de documentos
Polícia holandesa encontra estátua de gnomo de 2 quilos feita de ecstasy
85 mil mulheres e meninas foram assassinadas no mundo em 2023: ‘O lar é o lugar mais perigoso’, diz ONU
Joe Biden recebe Donald Trump na Casa Branca
VÍDEOS: mais assistidos do g1
Fonte