Tremor de magnitude 5,9 foi registrado no Oceano Pacífico, a 600 km de Tóquio. Alertas de tsunami valem para ilhas pequenas e pouco habitadas. Ponto vermelho mostra epicentro de terremoto próximo ao Japão
USGS
O Japão emitiu um alerta de tsunami para algumas ilhas após um terremoto de magnitude 5,9 ser registrado no Oceano Pacífico, na manhã de terça-feira (24) pelo horário local — noite de segunda-feira (23), no Brasil.
Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Até a publicação desta reportagem, o alerta valia para as ilhas de Ogasawara e Izu. Os territórios são pequenos e possuem poucos moradores. Ondas de até 1 metro podem atingir a região.
A Agência Meteorológica do Japão afirmou que o epicentro do tremor foi registrado a 600 km ao sul de Tóquio e a uma profundidade de 10 km.
Terremotos são comuns no Japão, já que o arquipélago japonês está em cima do encontro de quatro grandes placas tectônicas.
No início deste ano, um terremoto de magnitude 7,6 atingiu a costa oeste do Japão, fazendo com que o país ficasse em alerta para tsunamis por 24 horas. À época, o tremor provocou a morte de mais de 200 pessoas e deixou estragos em várias cidades.
LEIA TAMBÉM
Um ‘megaterremoto’ pode estar a caminho no Japão?
Em discurso antes da Assembleia Geral, Lula critica ONU: ‘Não tem coragem de criar o Estado Palestino’
Jornalista é atingido por bombardeio de Israel durante entrevista ao vivo no Líbano; VÍDEO
VÍDEOS: mais assistidos do g1
Fonte