Primeira-dama viajou à França para representar o presidente Lula na abertura das Olimpíadas de Paris. Nesta sexta-feira (26), ela foi recepcionada pelo presidente da França, Emmanuel Macron, e pela esposa, Brigitte, na capital francesa. Prefeita de Paris, Anne Hidalgo (de azul), e primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, em reunião
Claudio Kbene/PR
A primeira-dama Janja da Silva participou, na manhã deste sábado (27), de uma reunião bilateral com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo.
O encontro tratou, entre outros assuntos, da “Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”, um dos temas centrais da presidência brasileira no G20 — grupo das 20 maiores economias do mundo, mais União Europeia e União Africana – para combater a insegurança alimentar.
“Conversamos sobre a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, principal iniciativa da presidência do Brasil no G20, e apresentei em primeira mão para ela o vídeo que iremos lançar hoje na Casa Brasil, com a participação de atletas de diversas nacionalidades”, disse Janja em uma rede social ao publicar fotos do encontro.
“Falamos também sobre democracia, o papel importante e necessário das mulheres nos espaços de decisão e poder, e sobre como a desinformação e as fase news são desafios globais que exigem soluções que envolvem todas e todos. Agradeço a prefeita Hidalgo pelo seu carinho e pela troca de ideias, e desejo muito sucesso em sua caminhada. Seguimos juntas!”, continuou.
Representante do governo do Brasil nas Olimpíadas, Janja posta foto ao lado de Emmanuel Macron e esposa, Brigitte
Cláudio Kbene/PR
Janja integra a comitiva oficial do governo brasileiro que participou nesta sexta da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris.
Ainda neste sábado (27), a primeira-dama participará, em Paris, do lançamento do vídeo “Juntos Somos Imbatíveis”, de mobilização pela Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. O evento reunirá atletas olímpicos e paralímpicos na Casa Brasil, localizada no Parc de la Villette, em Paris.
O governo apresentou nesta semana um conjunto de documentos que orientaram a construção de uma “Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”. São quatro documentos elaborados durante as reuniões técnicas do G20, grupo das 20 economias mais ricas do mundo, realizadas em diversas cidades brasileiras.
Por recomendação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o combate à fome e à pobreza é um dos temas centrais da presidência brasileira no G20. Outras prioridades incluem a mobilização global contra as mudanças climáticas e a reforma da governança global.
Outras agendas
Na quinta-feira (25), Janja participou de uma reunião do Comitê Gestor da Conferência de Prefeitos da Rede C40 a favor da Ação Climática.
Janja também relatou, em suas redes sociais, ter participado da reunião da Comissão Global para Finanças Urbanas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“Participei da reunião da Comissão Global para Finanças Urbanas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que reúne prefeitos, bancos e financiadores, além de experts de diversas partes do mundo. É nas cidades que as políticas públicas acontecem, por isso a parceria com governos locais é crucial para que consigamos avançar na erradicação da fome e da pobreza. Vamos nos unir para construir um mundo mais solidário, justo e sustentável para todas e todos”, escreveu Janja.
Além disso, a primeira-dama compareceu a um jantar oferecido pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, para as comitivas e as delegações dos países participantes dos jogos.
Nesta sexta-feira (26), ela foi recepcionada pelo presidente da França, Emmanuel Macron, e pela esposa, Brigitte, na capital francesa.
O ministro do Esporte, André Fufuca (PP-MA), e o embaixador brasileiro na França, Ricardo Neiva Tavares, também integram o grupo que representa o governo do Brasil em Paris.
Emmanuel Macron e Brigitte ofereceram, nesta sexta-feira (26), uma recepção aos chefes de Estado e de governo que estavam na capital francesa para acompanhar a abertura dos Jogos Olímpicos 2024.
Em uma rede social, a primeira-dama brasileira disse estar “muito honrada” por representar o governo brasileiro na abertura das Olimpíadas e agradeceu ao casal Macron pela recepção.
Fonte