Presidente voltou a criticar a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas. Na noite anterior, Lula recebeu 32 pessoas resgatadas da Faixa de Gaza. Israel parece que quer ocupar a Faixa de Gaza e expulsar os palestinos’, diz Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (14) que, na sua avaliação, “parece” que Israel deseja ocupar a Faixa de Gaza e “expulsar” os palestinos que vivem no território no Oriente Médio.
Lula deu a declaração durante o programa Conversa com o Presidente, transmitido pela emissora oficial do governo.
“É preciso que a Organização das Nações Unidas convoque alguma coisa especial, porque essa guerra do jeito que vai ela não tem fim. Não tem fim. Eu estou percebendo que Israel parece que quer ocupar a Faixa de Gaza e expulsar os palestinos de lá. Isso não é correto, não é justo. Nós temos que garantir a criação do estado Palestino para que eles possam viver em paz junto com o povo judeu”, disse Lula.
O presidente voltou a criticar a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas. O conflito armado foi iniciado há mais de um mês, após um ataque do Hamas ao território israelense. Em resposta, as forças armadas israelenses ocuparam parte da Faixa de Gaza.
No programa, Lula afirmou que o Hamas cometeu um ato “terrorista”, mas criticou a resposta de Israel. Para o presidente, ataques que têm mulheres e crianças entre as vítimas são ações iguais ao “terrorismo”.
O governo brasileiro defende um cessar-fogo para viabilizar um acordo de paz e atuou para retirar pessoas da região do conflito. Brasileiros que estavam em Israel e na Cisjordânia foram os primeiros a serem repatriados.
Nesta segunda-feira (13) à noite, véspera da entrevista, Lula foi até a base aérea de Brasília receber um grupo de 32 pessoas retiradas pelo governo brasileiro da Faixa de Gaza. O grupo tinha 22 brasileiros e 10 palestinos.
Fonte