Irmãs se reencontram após 82 anos separadas: “Já perdemos muito tempo” | …

Duas irmãs que não se viam há 82 anos se reencontraram em Cuiabá, no último dia 13. Elas foram separadas em 1942, após a morte do pai delas, em Campo Grande (MS). Ila Silva de Albuquerque e a irmã, Lucila da Silva Assis, tinham 2 e 5 anos, respectivamente.

A mãe das duas irmãs, Rufina da Silva, com as dificuldades financeiras, entregou Ila para outra mulher e seguiu para São Paulo com Lucila. A cabeleireira Denize Lopes, filha de Ila, conta que a família tentou buscar por Lucila várias vezes durante todos esses anos, mas a idade avançada e a ausência das redes sociais atrapalharam. Ila se mudou para Cuiabá com marido e os 10 filhos, enquanto Lucila vivia em São Paulo com o esposo e seis filhos.

Montagem: Gustavo Messias/Reprodução

Ila Silva de Albuquerque e Lucila da Silva Assis

Ila Silva de Albuquerque e Lucila da Silva Assis não se viam há mais de 80 anos

Em março deste ano, uma das netas de Lucila fez uma pesquisa na internet para descobrir sua árvore genealógica e, ao colocar o nome do bisavô, encontrou uma certidão de nascimento da irmã de sua avó, Ila. Em contato, as duas famílias confirmaram o parentesco e marcaram o reencontro das duas irmãs, que aconteceu no último dia 13.

“O coração bateu muito forte por ver minha irmã, pois na verdade só tinha no pensamento que tinha uma irmã. Agora eu vi e abracei”, disse Ila durante o reencontro, que foi transmitido pela TV Centro América. 

Segundo Denize, as duas irmãs aproveitaram o final de semana juntas, mas Lucila precisou voltar para São Paulo no dia 15, pois sofreu um incidente e quebrou a perna. Ela vai passar por uma cirurgia.

“Mas minha mãe já está planejando de ir vê-la. Ela quer ir para São Paulo e a minha tia quer voltar também e ficar mais dias com a irmã. Não queremos mais perder o contato, queremos estar sempre nos vendo, nos falando, porque já perdemos muito tempo e agora não queremos mais”, disse Denize.



Fonte