Uma nova configuração disponível na versão beta do iOS 17 permite que os donos de iPhone ajustem a resposta tátil da tela. Em destaque, o recurso emula o antigo 3D Touch usado pela Apple em antigos aparelhos.
O 3D Touch era uma funcionalidade dos displays sensíveis à pressão a partir do iPhone 6s (2015). O recurso usa sensores que detectam o nível de pressão de toque a partir da distância microscópica entre a iluminação da tela e a cobertura de vidro do painel.
Então, a funcionalidade oferece três níveis de pressão que geram diferentes respostas aos comandos. Entretanto, a partir de 2019, a Apple substituiu as telas sensíveis à pressão e usa o atual feedback tátil para uma “reação artificial” ao toque dos dedos.
Novo recurso traz de volta o 3D Touch para os novos iPhones.Fonte: Twitter/Apple Intro/Reprodução
Como ativar o 3D Touch no iOS 17?
Conforme o Apple Intro, o novo recurso de resposta tátil está disponível na segunda versão do beta do iOS 17 para desenvolvedores. Parte da reformulação do app “Configurações”, o menu “Acessibilidade” apresenta uma seção chamada “3D e Toque Háptico”.
Além da tradicional opção do feedback tátil com resposta lenta ou rápida, o usuário pode escolher acionar o 3D Touch. Para mais, é possível definir o nível de sensibilidade para ativar o recurso e a duração do toque (Padrão, Rápido ou Lento).
Embora a Apple tenha retirado o 3D Touch dos iPhones mais recentes, muitos usuários eram adeptos da função que agilizava diversas ações. Portanto, essas pessoas ficarão felizes com o “retorno” desse recurso aos dispositivos da Maçã.