Investigadores russos detêm nacionalista pró-guerra Igor Girkin


Girkin, também conhecido como Igor Strelkov, ajudou a Rússia a anexar a Crimeia em 2014 e depois a organizar milícias pró-Rússia no leste da Ucrânia. Ativista russo pró-guerra Igor Girkin é visto em Donetsk em foto de 11 de julho de 2014
Arquivo/Dmitry Lovetsky/AP
Investigadores russos detiveram o proeminente nacionalista russo e ex-oficial do Serviço de Segurança Federal (FSB) Igor Girkin, disse sua esposa nesta sexta-feira (21).
Girkin, também conhecido como Igor Strelkov, acusou publicamente o presidente russo Vladimir Putin de não conduzir o conflito na Ucrânia de forma dura ou eficaz o suficiente.
O ativista ajudou a Rússia a anexar a Crimeia em 2014 e depois a organizar milícias pró-Rússia na região mais ao leste da Ucrânia.
Ele disse no início deste ano que estava entrando na política e tem criticado cada vez mais o presidente Vladimir Putin.
Ele também foi condenado à prisão perpétua à revelia por um tribunal holandês em 2022 por seu suposto papel no abate do voo MH17 da Malaysia Airlines sobre o leste da Ucrânia em 2014, com a perda de 298 passageiros e tripulantes.
O ex-funcionário do Serviço Federal de Segurança (FSB) era considerado por muitos como intocável devido ao seu passado e laços com as autoridades, mas tornou-se mais franco nos últimos meses.
Esta notícia está em atualização.

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *