Apesar de muitas pessoas terem medo, o gambá não costuma atacar as pessoas.
Um flagrante diferente chamou a atenção nesta sexta-feira em Barra do Garças, e ninguém vai julgar a estrela da vez. Está circulando nas redes sociais um vídeo de um gambá passeando por uma sala de cinema em Barra do Garças. (Veja o vídeo arrastando p/ lado)
Ainda não se sabe que fim levou o Gambá, em breve mais informações.
Apesar de muitas pessoas terem medo, o gambá não costuma atacar as pessoas. Mas o ideal, nesses casos, é evitar o contato com o animal e solicitar ajuda.
A espécie
De hábitos noturnos e solitários, os gambás são animais arborícolas e onívoros, que apreciam um cardápio variado de ovos, filhotes de aves, invertebrados, frutas e até restos encontrados no lixo. Com aproximadamente 35 centímetros, pesam cerca de 1,5 quilo e possuem uma cauda longa e preênsil que auxilia na escalada de árvores e edificações. No Brasil existem quatro espécies de gambás: os gambás-de-orelha-branca, os gambás-de-orelha-preta, e duas espécies de gambás-comuns. As ninhadas são grandes, com até 12 filhotes, e o acasalamento costuma ocorrer duas vezes ao ano.
Muita gente não sabe, mas os gambás são marsupiais, ou seja, geram seus filhotes em bolsas, assim como os cangurus. Ao todo existem 272 espécies de marsupiais no mundo e, dessas, 70 ocorrem na América do Sul. No Brasil, os gambás estão entre os mais fáceis de serem encontrados. Os filhotes de gambás, assim como de outros marsupiais, nascem pelados e cegos, depois de uma gestação curta que dura de uma a duas semanas. Até se desenvolverem, os animais permanecem agarrados na mãe por cerca três meses.
Feito dentro do cinema de Barra do Garças, registrou um gambá passeando pela sala, o registro foi feito ontem.