A rede social Instagram está testando uma nova forma de exibição de fotos nos perfis de usuários. Em vez da interface tradicional, que exibe todos os conteúdos na forma de quadrados, essas miniaturas agora serão recortadas em um formato mais vertical.
A informação começou a circular após uma publicação na rede social Threads feita pelo usuário Arles Pinzón, que tirou uma captura de tela do teste no seu aplicativo e viralizou no começo de agosto.
A possível nova cara da página de perfil no Instagram. (Imagem: Threads/arlespinzon)Fonte: Threads/arlespinzon
Segundo o site The Verge, que recebeu um comunicado oficial da rede social, o teste ainda está limitado a “uma pequena quantidade de usuários“. A plataforma garante que só vai implementar a novidade depois de avaliar o período e ouvir as sugestões do público.
Conteúdo agora é só vertical?
O próprio CEO do serviço, Adam Mosseri, explicou em uma postagem na plataforma sobre o experimento. De acordo com o executivo, o uso de quadrados para organizar as fotos “é de um tempo antigo, em que você só podia subir fotos quadradas no Instagram”, resultando em cortes “brutais” em elementos da imagem.
Mosseri confirmou os testes com a visualização da grade de fotos na vertical, mais especificamente no aspecto 9:16 de vídeos gravados nesse padrão. Ele ainda reconheceu que a mudança, caso aconteça de fato, pode prejudicar quem organizou a grade de fotos do perfil para ser exibida de uma determinada forma apenas com imagens quadradas.
A forma atual de exibição de imagens no perfil do Instagram é de fotos quadradas. (Imagem: Getty Images)Fonte: GettyImages
“Sei que pode ser irritante para alguns de vocês que de fato passaram muito tempo em curadoria e tendo certeza de que tudo ficava alinhado, mas eu realmente gostaria de fazer jus ao conteúdo atual”, explica. O próprio CEO já afirmou recentemente que a plataforma vai focar em vídeos curtos, que são gravados e exibidos principalmente nesse formato.
O Instagram já faz testes com a mudança da grade para a vertical ao menos desde 2022, mas a alteração sempre parecia adiada ou cancelada. Fora essa atualização no design dos perfis, a companhia trabalha também em um “perfil alternativo” e mais pessoal para ser exibido apenas para contatos selecionados do usuário.