Inmet: verão em Cuiabá foi mais quente e teve menos chuvas do que o normal | …

Cuiabá teve um verão com temperaturas acima da média e menos chuvas, de acordo com balanço do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo o levantamento, a Capital mato-grossense teve as temperaturas máximas beirando os 3°C acima da média histórica, enquanto as mínimas aumentaram 1,5°C. 

Conforme o levantamento, o verão em Cuiabá foi do dia 22 de dezembro até 20 de março, bem como em todo o hemisfério sul. Neste período, a média das temperaturas máximas atingiu 35,8°C, ficando acima da média histórica em 2,7°C. A temperatura mais alta durante todo o verão foi 40,6°C, no dia 28 de dezembro. 

Já a média das temperaturas mínimas bastou em 25,1°C, ficando 1,5°C acima da média histórica. 

Vinícius Schmidt/Metrópoles

temperatura - ano - calor

Ao todo, o verão na Capital teve 39 dias de chuvas. No entanto, a precipitação total resultou apenas em 66% da média histórica de pluviosidade na região, resultando em 443,6 mm. 

O verão é marcado pela elevação da temperatura em todo o Brasil devido à posição da Terra em relação ao sol mais ao sul. Esse fato torna os dias mais longos que as noites e provoca rápidas mudanças nas condições do tempo. Portanto, há condição favorável para chuva forte, queda de granizo, vento de intensidade moderada a forte e descargas elétricas.

Desde o dia 20 de março, Cuiabá já se encontra na estação do outono. Este período do ano promete tempos mais secos e chuvas ainda mais abaixo da média. 



Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *