Na quinta-feira pela manhã deve acabar o ar dentro da embarcação. Há cinco pessoas a bordo, um piloto e quatro passageiros. Veja como funciona o submarino que levava turistas para ver destroços do Titanic
No domingo (18) de manhã, um submarino turístico começou a trajetória vertical até o fundo do mar no local onde estão os destroços do Titanic. Cerca de uma hora e 45 minutos depois, a embarcação perdeu contato com uma plataforma na superfície a partir da onde começou a descida.
As buscas ainda continuam, e não há informações sobre o que aconteceu para que o Titan, o submarino em questão, perdesse contato.
Eric Fusil, um professor associado e diretor do centro de construção naval da Universidade de Adelaide, na Austrália, descreveu algumas possibilidades:
Um incêndio poderia incapacitar os sistemas da embarcação ou criar fumaça tóxica que poderia deixar a tripulação inconsciente.
Pode ter havido também uma inundação, que resultaria em uma implosão quase instantânea.
O cenário mais otimista seria uma perda de energia; isso ainda permitiria que a embarcação voltasse à superfície.
Ele também citou a possibilidade de o submarino ter se emaranhado em algo.
Buscas pelo submarino
A Guarda Costeira dos EUA está liderando as expedições de busca pelo submarino.
As equipes de resgate estão vasculhando uma faixa grande do Atlântico. O submersível Titan foi construído para ficar debaixo d’água por 96 horas, de acordo com suas especificações.
As autoridades canadenses e americanas intensificaram a busca porque na quinta-feira pela manhã deve acabar o ar dentro da embarcação. Há cinco pessoas a bordo, um piloto e quatro passageiros.
O Titanic
O naufrágio do Titanic, um transatlântico britânico que atingiu um iceberg e afundou em sua viagem inaugural em abril de 1912, fica a cerca de 1.450 quilômetros da costa do estado de Massachusetts.
Os militares canadenses lançaram boias de sonar para ouvir quaisquer sons que possam vir do submarino, e uma embarcação comercial com um submersível de águas profundas controlado remotamente também estava fazendo buscas perto do local.
Tudo sobre o submarino que desapareceu
O capitão Jamie Frederick, da Guarda Costeira dos EUA, afirmou hoje que o submarino turístico que sumiu em um passeio nos escombros do Titanic tem ar respirável apenas até as 6h de quinta-feira.
Qual o objetivo da expedição? Ver os destroços do Titanic, que afundou em 1912, no Oceano Atlântico.
Onde estão os destroços do Titanic? A cerca 3,8 mil metros de profundidade, a 650 km da costa do Canadá.
Quem organiza o passeio e quanto custa? A expedição é organizada pela empresa de turismo marítimo OceanGate Expeditions, que cobra US$ 250 mil (R$ 1,19 milhão) de cada passageiro.
Quando o submarino desapareceu? A expedição começou na sexta-feira (16), partido de Newsfoundland, no Canadá. A descida propriamente dita teve início no no domingo (18). A expectativa inicial era que demorasse cerca de duas horas para chegar aos destroços do Titanic, mas o módulo perdeu comunicação após 1 hora e 45 minutos de viagem.
Quem está a bordo? Há um piloto e quatro passageiros a bordo. Os nomes confirmados são:
o diretor-executivo da OceanGate, Stockton Rush, piloto do submarino;
o empresário paquistanês Shahzada Dawood;
Suleman Dawood, que é filho de Shahzada;
o bilionário e explorador britânico Hamish Harding;
e o ex-comandante da Marinha Francesa Paul-Henry Nargeolet, principal especialista no naufrágio do Titanic.
Como é submarino? Chamado Titan, ele:
tem 6,5 metros de comprimento por 3 metros de largura;
pesa mais de 10 toneladas e é e feito de fibra de carbono e titânio;
é guiado por um joystick que se parece muito com um controle de videogame;
move-se a uma velocidade de 3 nós (5,5 km/h) e é impulsionado por quatro propulsores;
pode levar até cinco pessoas;
e não é autônomo, como um submarino de grande porte, razão pela qual precisou ser carregado na superfície do mar por 643 km até a região da descida.
Fonte