Impressões: Audi Q6 e-tron dá um (bom) gostinho dos próximos lançamentos

A Audi tirou o segundo semestre de 2024 para realizar uma verdadeira ofensiva de novidades no país. Depois do Q7 e do Q8 atualizados, agora foi a vez do Q6 e-tron, um SUV médio totalmente inédito e 100% elétrico que testamos na pista!

Antes de falarmos do teste, contudo, vale relembrar: o Q6 e-tron é o primeiro produto da Audi a ser montado sobre a plataforma PPE, uma arquitetura nova que é dedicada a veículos 100% elétricos e é compartilhada com o novo Porsche Macan. Confira os detalhes das duas versões do novo SUV médio elétrico, seus preços e equipamentos através desse link.

O exemplar das fotos veio em Azul Ascari, uma das cores mais clássicas da marca.
O exemplar das fotos veio em Azul Ascari, uma das cores mais clássicas da marca.

Gostou? Pois prepare-se para mais

São Pedro/SP – o TecMundo foi até a cidade de São Pedro, interior de São Paulo, para ter o primeiro contato presencial com a novidade germânica. O Q6 e-tron é o primeiro produto a ser oferecido no nosso mercado com a nova linguagem visual da marca, composta por faróis divididos na dianteira e lanternas unificadas na traseira, entre outros elementos.

A marca disponibilizou quatro carros para o teste, sendo dois de cada versão; nós escolhemos a topo-de-linha Performance Black para as fotos, pois é a mais bonita. Ela traz kit esportivo S line com para-choques e saias exclusivos, elementos internos esportivos e acabamento mais caprichado, além de rodas aro 21 diamantadas com design dinâmico.

A tela da esquerda é o painel de instruimentos. A do meio e da direita são para funções de mídia.
A tela da esquerda é o painel de instruimentos. A do meio e da direita são para funções de mídia.

Por dentro, o Q6 e-tron apresenta o cluster de instrumentos e a central multimídia em um formato levemente curvo e integrado, como se fossem uma coisa só, além de uma terceira tela dedicada ao passageiro que exibe funções específicas e não pode ser vista do banco do condutor. É o primeiro Audi oferecido no Brasil a trazer essas características.

E é exatamente esse conjunto que podemos esperar nos próximos lançamentos. Tanto por dentro quanto por fora, o novo Q6 e-tron introduz a nova linguagem estética da marca que já pode ser vista em modelos como os novos A5 e A6, feitos para substituir os homônimos do passado, seguindo a nova identificação para modelos híbridos ou 100% elétricos.

Os dois carros azuis são da versão mais cara; os dois cinza, da variante de entrada.
Os dois carros azuis são da versão mais cara; os dois cinza, da variante de entrada.

Bom de olhar. Bom de andar?

Para responder a essa pergunta, a Audi nos levou até o campo de provas da Bridgestone, fornecedora dos pneus que equipam o SUV elétrico. Para o teste, a marca preparou dois circuitos distintos: um mais aberto e em pista seca com provas de arrancada, frenagem e dinâmicas, além de um menor e mais travado com pista molhada.

O percurso de pista seca começou com uma arrancada de 0 a 100km/h, seguida de um slalom entre cones, um rápido “teste do alce” para manobras evasivas, área de frenagem, curva em alta velocidade e, por fim, uma passagem por “checkpoints” espaçados, tudo para conferir o comportamento dinâmico do utilitário alemão sem as amarras das ruas.

A pista molhada serviu para testarmos o controle do Q6 mesmo com baixa aderência.
A pista molhada serviu para testarmos o controle do Q6 mesmo com baixa aderência.

Na arrancada, o Q6 e-tron se comportou como todo elétrico com motores nos dois eixos: saiu direto e reto, sem destracionar em momento algum, ganhando velocidade de forma bastante progressiva como se espera de um modelo de luxo. Não dá a “patada” que se espera em um primeiro momento, mostrando ser mais voltado ao equilíbrio e eficiência.

No slalom, notamos uma rolagem excessiva da carroceria que desagradou, mas mesmo assim, o Q6 cumpriu a prova sem dar sustos ou precisar acionar os controles de segurança; o mesmo valeu para o teste do alce. Já na prova de frenagem, o SUV elétrico parou com muita firmeza e se comportou bem melhor do que nas curvas – leia-se com mais equilíbrio.

Os bancos da versão Performance Black fazem parte do kit S line com pegada esportiva.
Os bancos da versão Performance Black fazem parte do kit S line com pegada esportiva.

A curva inclinada em alta foi feita sem problemas e a passagem pelos checkpoints também, ou seja: o Q6 e-tron é bastante comedido em sua condução e não passa insegurança mesmo quando mais exigido, porém, a inclinação excessiva da carroceria nos lembra de que não é um modelo esportivo e, portanto, não deve ser levado aos limites.

Já na pista molhada, o objetivo era conseguir o menor tempo ao seguir o percurso sem esbarrar em nenhum cone, o que acrescentaria 5 segundos de penalidade. Conseguimos cumprir em 42 segundos sem bater em nada, exatamente na média: alguns colegas fizeram a pista em 37 segundos enquanto outros passaram de 50 segundos.

Espaço interno é bastante adequado para todos os ocupantes, sem faltas ou sobras.
Espaço interno é bastante adequado para todos os ocupantes, sem faltas ou sobras.

No final das contas, o rápido contato com o novo Q6 e-tron agradou. Não foi possível testar os inúmeros aparatos tecnológicos do SUV, entretanto, conseguimos perceber o que a Audi deseja com ele: oferecer um produto equilibrado, tecnológico e atraente. É uma ótima opção para quem não busca algo tão “nervoso” (e caro) quanto um Q8 e-tron.

Além disso, como dissemos anteriormente, o Q6 e-tron dá uma prévia do que veremos em breve nos futuros lançamentos da marca. Entre híbridos e 100% elétricos, a Audi quer reforçar sua presença nos andares intermediários do segmento premium e o seu novo SUV médio chega com um pacote bastante interessante a um preço competitivo para a categoria.

Fonte