Implosão do Titan: simulação do Fantástico mostra como acidente com submarino pode ter ocorrido; veja vídeo


Em entrevista ao Fantástico, explorador que descobriu os destroços do próprio Titanic diz que é provável que não consigam encontrar os corpos de passageiros a bordo do submersível devido a compressão instantânea provocada pela água. Implosão do Titan: simulação do Fantástico mostra como acidente pode ter ocorrido; veja vídeo
A morte dos cinco passageiros que viajavam bordo do submersível Titan foi confirmada na quinta-feira passada (22), quando as autoridades encontraram destroços da embarcação a cerca de 500 m das ruínas do Titanic. A Guarda Costeira dos Estados Unidos afirmou que os escombros eram consistentes com uma implosão.
De acordo com a reportagem publicada pelo g1 na semana passada, implosão é o que ocorre quando um objeto, uma estrutura ou um edifício colapsa ou desmorona em direção ao seu centro. É o oposto da explosão, na qual a força que leva à destruição é liberada para fora a partir do centro do objeto.
Neste domingo (25), o Fantástico mostrou uma simulação de como teria implodido o submersível da OceanGate. No caso do Titan, o que pode ter acontecido foi que a pressão da água esmagou o casco do submersível, comprimindo-o para dentro. Veja a simulação no vídeo acima.
Fantástico mostra simulação de implosão do Titan
Fantástico
Os destroços do Titan foram encontrados próximos às ruínas do Titanic, que ficam a 3.800 metros de profundidade da superfície. Essa área do oceano é conhecida como zona da meia-noite, pois nenhuma luz solar é capaz de penetrar. É uma região na qual a pressão da água é maior, e poucos animais conseguem habitar.
Como partes da embarcação Titan eram formadas por fibra de carbono, a implosão provavelmente causou um efeito similar ao vidro estilhaçado, se partindo em muitos pedaços. Já as partes de titânio devem ter ficado retorcidas, comportamento condizente com metais.
Youtuber mais seguido do mundo negou viagem com a OceanGate
A operação de busca contou com Tom Dettweiler, um dos descobridores dos destroços do próprio Titanic, que conversou com o Fantástico.
“A compressão é tão rápida que fica muito quente e você tem literalmente um flash. É uma compressão instantânea de tudo e o corpo humano não consegue suportar essa condição. É provável que não consigam encontrar os corpos.”
Assim como Titanic foi classificado como “inaufragável” na época da sua construção, o fundador da OceanGate, dona do Titan, disse em entrevista que a cápsula era “indestrutível”. Stockton Rush é um dos ocupantes que morreram no acidente. Veja a reportagem completa abaixo:
Fantástico conversa com quem viajou no submersível Titan que implodiu no fundo do mar

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *