Tem sido um momento bem delicado para o mercado de games, visto os inúmeros cortes que vem acontecendo nos últimos meses. Só nos primeiros 60 dias de 2024, foram mais de 8.000 demissões — e, infelizmente, parece que não vai parar por aí. A Humble Games, publisher sob a aba da Humble Bundle, que pertence à IGN norte-americana, teria demitido boa parte da equipe da empresa.
A notícia dos cortes veio primeiro por meio de uma publicação nas redes sociais de Emilee Kieffer, profissional sênior do departamento de QA (garantia de qualidade). No LinkedIn, assim como no X (antigo Twitter), Kieffer relatou que este seria o seu último dia de trabalho na empresa — assim como de toda a sua equipe. Confira:
Well friends, me and the entirety of Humble Games was laid off this morning
If you need senior/lead QA at your game studio HI HELLO I DON’T HAVE A JOB ANYMOOOORE! pic.twitter.com/giAPAiTDsx
— ??Emil-EEK!?? (@Emilee3D) July 23, 2024
“A indústria de games é inconstante e foi inundada por pessoas que só querem crescimento exponencial ao custo de fazer grandes jogos com grandes times”, afirmou Kieffer no LinkedIn. “Bilionários e CEOs estão tendo lucros recordes ao custo de associados que realmente criam os produtos”.
36 pessoas teriam sido desligadas de suas funções na Humble Games
Após o relato de Kieffer no LinkedIn, Nicole Carpenter, jornalista do Polygon, foi ao X para confirmar que 36 funcionários da Humble Games foram desligados de suas funções. Apenas algumas horas depois da publicação de Carpenter na rede social, o perfil oficial da Humble Games confirmou as informações de forma oficial.
In these challenging economic times for indie game publishing, Humble Games has made the difficult but necessary decision to restructure our operations. This decision was not made lightly; it involved much deliberation and careful thought, with the goal of ensuring the stability…
— Humble Games – Bo: Path of the Teal Lotus OUT NOW (@PlayHumbleGames) July 23, 2024
“Nestes tempos econômicos desafiadores para a publicação de jogos independentes, a Humble Games tomou a difícil mas necessária decisão de reestruturar as nossas operações”, disse o perfil oficial da empresa no X.
“Esta decisão não foi tomada levianamente; envolveu muita deliberação e reflexão cuidadosa, com o objetivo de garantir a estabilidade e o apoio de nossos desenvolvedores e projetos em andamento. Além disso, a reestruturação das operações da Humble Games não terá impacto nas operações da Humble Bundle”, continuou.
“Apoiar os nossos parceiros de desenvolvimento e ajudar antigos membros da equipe continua sendo a nossa principal prioridade. Estamos empenhados em tornar esta transição o mais tranquila possível para todos os envolvidos”, concluiu a publicação da publisher no X.
Por fim, a atualização é a seguinte: só em 2024 houve mais de 11.000 demissões na indústria de games. Em 2023, houve aproximadamente 10.500 demissões ao longo do ano inteiro. Que momento delicado, não?