Golpistas usam “taxa das blusinhas” para tentar aplicar nova fraude por SMS | …

Rodinei Crescêncio/Rdnews

delegada angelina andrade

Golpistas estão usando a nova taxa alfandegária de comprar no exterior, a “taxa das blusinhas”, para aplicar um novo tipo de golpe por mensagens. Desde o dia 1º de agosto, produtos de até U$ 50, comprados em plataformas on-line, como AliExpress, Shein e Shopee, incidem em um imposto de 20%.

Os fraudadores utilizam serviços de disparos de mensagens para enviar SMS, e-mail ou WhatsApp para diversos números. O conteúdo diz que um pacote foi taxado e aguarda pagamento para a retirada.

A vítima então é redirecionada para um link falso, que simula um site dos Correios, com a mesma identidade visual. Lá, o usuário é induzido a pagar a taxa falsa no produto, seja por Pix ou boleto.

Em entrevista ao , a delegada Angelina de Andrade, da Delegacia de Estelionatos de Cuiabá explica que ela mesma já recebeu esse tipo de mensagem. Angelina diz que tentou acessar a página para investigá-la, mas o site já tinha sido tirado do ar.

Ela diz ainda que as mensagens são enviadas de forma aleatória, por meio dos serviços de disparos de SMS, que são baratos. “Eles criam uma mensagem e pagam para disparar em números aleatórios, um monte de números”.

“Os serviços dessas empresas de disparo são lícitos. Esses serviços existem porque têm empresas que precisam mandar mensagens para seus clientes, como códigos de autenticação e promoções. Não tem como a empresa de serviços de disparos de SMS deduzir quem está contratando o serviço para golpe ou não. Infelizmente, está sendo usado por fraudadores”, salienta.

Rodinei Crescêncio/Rdnews

golpe das blusinhas

A delegada explica que assim que os golpistas são identificados, eles têm os serviços suspensos pela empresa de disparos, mas vão para outra e o ciclo de fraudes continua.

Para a delegada, qualquer pessoa está sujeita a cair nesse tipo de fraude. O importante é ficar atento e não clicar em links desconhecidos. “Qualquer um pode cair nesse golpe. Quando criam um novo golpe, tem aquela coisa de cair muita gente, mas a partir do momento que as pessoas tomam conhecimento, elas passam a se prevenir e fica mais difícil. Mas eles vão continuar tentando fazer”, salienta.

“Você tem alguma encomenda para ser entregue? Vá no site dos Correios ou da transportadora, no site oficial. Digite o código de rastreio no site oficial. Se tiver taxa para pagar, vão aparecer as instruções para você fazer o pagamento. Os Correios não enviam esse link direto por mensagem. Esse link é fake”, acrescenta.

Correios alerta

Em nota, o Correios alerta sobre golpes digitais e falsos e-mails. Segundo a própria empresa, os e-mails enviados pelos Correios são pelo domínio @correios.com.br. Além disso, alerta para não clicar em links e, caso esteja esperando uma encomenda, entre no site dos Correios e confira o rastreamento do produto.

Empresa alerta que, o ideal é que os clientes baixem o aplicativo oficial dos Correios para acompanhar suas entregas. No app, é possível rastrear encomendas e pagar tributos de importação, entre outros serviços.

A entrega de encomendas importadas não é exclusividade dos Correios e pode ser realizada por outros operadores logísticos. Para as remessas internacionais recebidas pela via postal, o pagamento dos tributos deve ser realizado somente pelo site dos Correios, no ambiente Minhas Importações dos Correios. 



Fonte