Reprodução
A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmam, desembarcou nesta sexta-feira (23), em Cuiabá, para uma agenda de dois dias do partido. Um dos primeiros compromissos foi uma visita ao Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), localizados no prédio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato).
Na visita, que durou cerca de 15 minutos, Gleisi e os petistas, deputado estadual Valdir Barranco e a ex-deputada federal Rosa Neide, foram recebidos apenas por técnicos que apresentaram dados do Agro em Mato Grosso. A justificativa do órgão é que, como a visita não foi avisada previamente, não havia nenhum diretor ou presidente para recebê-la.
Gleisi terá uma agenda extensa na Capital de Mato Grosso, que tem sido um reduto bolsonarista, alinhado às bandeiras levantadas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Entre as principais dificuldades do governo petista está a aproximação do presidente Lula com o setor do Agro, que tem muita resistência ao PT. O segmento vem sendo contrário, inclusive, ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, produtor rural e ex-presidente da Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT).
A petista permanece em Cuiabá até amanhã (24) para se reunir com movimentos sociais e debatendo às eleições municipais do ano que vem em reuniões com a executiva estadual do PT e também com a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB).
O encontro com a federação para debater as prioridades para o pleito que se aproxima, visando garantir o crescimento da legenda no Estado finaliza a agenda de Gleisi.
Eleições
O PT já tem alguns nomes apontados para disputar o Palácio Alencastro no próximo ano. São cogitados os petistas Lúdio Cabral, deputado estadual; e Rosa Neide (ex-federal); além do vice José Roberto Stopa (PV) – que conta com o apoio do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).