Game Boy Advance: 10 jogos mais baixados para emulação do GBA

A Nintendo teve diversas apostas de peso no campo dos portáteis, sendo o Game Boy Advance uma das mais importantes para muitos. O console contou com uma biblioteca bem variada de games, apresentando tanto com títulos inéditos quanto remakes de clássicos.

E, da mesma forma como acontece em outras plataformas da casa de Mario, muitos desses títulos continuam na ativa por meio da emulação. Pensando nisso, mostro nas linhas abaixo quais são os games mais buscados nos principais sites na rede. Será que o seu favorito vai aparecer na relação?

10. Yu-Gi-Oh! Duel Academy

Yu-Gi-Oh! Duel Links é o principal representante da franquia no GBA. (Fonte: GameFAQS/Reprodução)Yu-Gi-Oh! Duel Links é o principal representante da franquia no GBA. (Fonte: GameFAQS/Reprodução)Fonte:  GameFAQS/Reprodução 

A franquia Yu-Gi-Oh! já era bastante popular quando o Game Boy Advance estava em seu auge. Logo, era apenas uma questão de tempo para que o jogo de cartas ganhasse uma versão de peso para o portátil.

Yu-Gi-Oh! Duel Academy traz um enredo semelhante ao que foi visto na animação de mesmo nome. A proposta aqui é alcançar os rankings mais altos para disputar contra os melhores alunos da Duel Academy, bolando estratégias matadoras ao coletar as mais de 1200 cartas disponíveis.

9. Golden Sun

Golden Sun ainda é considerado um dos RPGs mais charmosos do GBA. (Fonte: Nintendo/Divulgação)Golden Sun ainda é considerado um dos RPGs mais charmosos do GBA. (Fonte: Nintendo/Divulgação)Fonte:  Nintendo/Divulgação 

A Camelot já era conhecida por seu trabalho na franquia Shining Force, por isso aproveitou esse conhecimento para gerar um dos melhores RPGs do GBA.

Golden Sun segue a jornada de Isaac e seus amigos para impedir que o poder destrutivo da Alquimia assole Weyard. Para isso, é preciso encarar diversos confrontos no sistema de turnos e coletar Djinns, criaturas que liberam novas classes e magias para os personagens.

O game também ficou conhecido por trazer um sistema de “ponto de não retorno”, pois, diferente de outros RPGs, não permite transitar livremente por todas as áreas. Além disso, este game é a parte 1 de 2, já que sua história só termina em Golden Sun: The Lost Age.

8. Dragon Ball Z: Buu’s Fury

Goku e sua turma também receberam alguns games para GBA. (Fonte: GBU/Reprodução)Goku e sua turma também receberam alguns games para GBA. (Fonte: GBU/Reprodução)Fonte:  GBU/Reprodução 

Para os fãs de Dragon Ball, o GBA recebeu alguns títulos de peso. Dentre os títulos, Dragon Ball Z: Buu’s Fury é um dos mais lembrados por muitos jogadores.

Dragon Ball Z: Buu’s Fury é um game de RPG que tem seus eventos ambientados na saga Majin Boo do anime, começando no episódio 195 e terminando no 291. Apesar de ser considerado por muitos como um game fácil, ainda assim é capaz de divertir com seus confrontos e prestar um bom serviço aos fãs.

7. Castlevania: Aria of Sorrow

Castlevania: Aria of Sorrow trouxe algumas novidades à série. (Fonte: 1Hit Games/Reprodução)Castlevania: Aria of Sorrow trouxe algumas novidades à série. (Fonte: 1Hit Games/Reprodução)Fonte:  1Hit Games/Reprodução 

Sucesso de crítica e público, Castlevania: Aria of Sorrow não é apenas um dos jogos mais emulados do GBA. Para muitas pessoas, ele também figura entre os melhores títulos lançados para o portátil da Nintendo.

Aria of Sorrow segue a jornada de Soma Cruz, e trouxe algumas novidades bem-vindas para série. Uma das mais faladas é o sistema de Tactical Soul, em que o protagonista pode absorver a alma dos adversários para ganhar novos poderes. Além disso, também conta com uma opção New Game+ para explorar novas possibilidades.

6. Mario Kart: Super Circuit

Super Mario Kart: Super Circuit é a primeira aposta da franquia nos portáteis. (Fonte: Nintendo/Divulgação)Super Mario Kart: Super Circuit é a primeira aposta da franquia nos portáteis. (Fonte: Nintendo/Divulgação)Fonte:  Nintendo/Divulgação 

Se estamos falando de um console da Nintendo, é difícil Mario Kart não aparecer na lista de games populares. No caso do GBA, essa entrada fica com Mario Kart: Super Circuit.

Tal como nos outros games da franquia, é preciso pisar fundo para se dar bem em todas as corridas e usar itens para atrapalhar os adversários. Por ser a primeira tentativa da franquia no mundo dos portáteis, a Nintendo não inventou muita moda e seguiu à risca o que foi visto nos títulos anteriores. Assim, entregou um game divertido e com bom fator replay.

5. Super Mario World: Super Mario Advance 2

Popular game do SNES, Super Mario World fez sua presença em um port para GBA. (Fonte: Nintendo/Divulgação)Popular game do SNES, Super Mario World fez sua presença em um port para GBA. (Fonte: Nintendo/Divulgação)Fonte:  Nintendo/Divulgação 

Ao mesmo tempo em que a Nintendo experimentou coisas novas no GBA, o portátil também serviu para oferecer experiências em jogos conhecidos. E, neste grupo, temos Super Mario World: Super Mario Advance 2.

Super Mario World: Super Mario Advance 2 é um port caprichado do game que acompanhou milhares de unidades do SNES. O game foi transportado de forma intacta, permitindo carregar para qualquer lugar o título que fez a estreia de Yoshi e ainda hoje é aclamado pelos fãs.

4. The Legend of Zelda: Minish Cap

Minish Cap foi desenvolvido pela Capcom e agradou por seu estilo e conteúdo. (Fonte: Nintendo/Divulgação)Minish Cap foi desenvolvido pela Capcom e agradou por seu estilo e conteúdo. (Fonte: Nintendo/Divulgação)Fonte:  Nintendo/Divulgação 

E, claro, se tem Mario para Game Boy Advance, também era possível esperar por um título da série Zelda. No caso do GBA, o melhor representante da franquia é The Legend of Zelda: Minish Cap.

The Legend of Zelda: Minish Cap foi desenvolvido pela Capcom e explora bem as capacidades do portátil. Do ponto de vista da jogabilidade, uma das novidades é a possibilidade de diminuir de tamanho para alcançar novas áreas e a adição de novos itens, como a Mole Mitts a Roc’s Cape.

3. Final Fantasy VI

Final Fantasy VI para GBA traz conteúdo extra se comparado ao que foi visto no SNES. (Fonte: Etsy/Reprodução)Final Fantasy VI para GBA traz conteúdo extra se comparado ao que foi visto no SNES. (Fonte: Etsy/Reprodução)Fonte:  Etsy/Reprodução 

Se Final Fantasy III (ou VI, caso esteja falando da cronologia correta) fez sucesso no SNES, por que não dar uma chance ao game no GBA? Não deu outra: mais um sucesso para a conta da Square Enix.

Mais que um simples port, essa versão da aventura de Terra, Locke e companhia também conta com algumas novidades. Das principais, podemos destacar a adição de quatro novos Espers (Leviathan, Gilgamesh, Cactuar e Diabolos) e duas novas dungeons: Dragon’s Den e Soul Shrine.

2. Super Mario Advance 4: Super Mario Bros. 3

Dentre os principais ports para GBA, temos Super Mario Advance 4: Super Mario Bros. 3. (Fonte: Nintendo/Divulgação)Dentre os principais ports para GBA, temos Super Mario Advance 4: Super Mario Bros. 3. (Fonte: Nintendo/Divulgação)Fonte:  Nintendo/Divulgação 

Dá-lhe mais Mario na lista, dessa vez com o grande clássico lançado para Nintendinho. Sim, Super Mario Advance 4 é, na verdade, Super Mario Bros. 3.

Tal como a versão de Super Mario World para GBA, Super Mario Advance 4 traz o terceiro game do encanador para o NES de forma fiel, com algumas pequenas mudanças em movimentações dos inimigos. Há alguns outros detalhes, mas nenhum deles chega a afetar a jogabilidade.

1. Pokémon Emerald (e mais jogos da franquia)

Pokémon Emerald segue como o mais popular da franquia no GBA. (Fonte: Pokémon Blast/Reprodução)Pokémon Emerald segue como o mais popular da franquia no GBA. (Fonte: Pokémon Blast/Reprodução)Fonte:  Pokémon Blast/Reprodução 

Achou que faltava Pokémon nessa lista? Acredite: há tantos jogos da franquia na lista dos mais populares para emulação. Por isso, categorizamos a série no topo da nossa lista.

Mesmo com vários títulos, o queridinho de muita gente ainda é Pokémon Emerald. Diferente de Ruby e Sapphire, aqui temos algumas mudanças na história, como a presença do Team Magma e Team Aqua que estão tentando despertar Groudon e Kyogre, respectivamente.

Além disso, algumas criaturas que antes estavam apenas em Ruby ou Sapphire dão as caras por aqui (como Sableye e Mawile), fazendo dessa a melhor versão da geração.

Fonte