Na segunda (8), o ministro Fernando Haddad anunciou que Galípolo, atual secretário-executivo do Ministério da Fazenda, é o indicado para assumir a diretoria de política monetária do Banco Central (BC). Gabriel Galipolo nesta terça-feira (9).
TON MOLINA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Gabriel Galípolo foi eleito presidente do Conselho de Administração (CA) do Banco do Brasil nesta sexta-feira (12). Atual secretário-executivo do Ministério da Fazenda, ele foi indicado para a posição pelo próprio conselho. Como vice-presidente, foi eleita Anelize Lenzi Ruas de Almeida, procuradora da Fazenda Nacional.
Na segunda-feira (8), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), anunciou que Galípolo é o indicado para assumir a diretoria de política monetária do Banco Central (BC).
Caso seja aprovado para a diretoria pelo Senado, o economista terá que renunciar à presidência do Conselho de Administração do Banco do Brasil.
Quem é Gabriel Galípolo
Caso assuma o cargo no BC, o economista será um dos diretores a compor o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, participando das discussões do colegiado para a formação da taxa básica de juros (Selic).
Como o blog publicou, a indicação de Galípolo, para a diretoria de política monetária mira a presidência do Banco Central antes do final de 2024, quando acaba o mandato de Roberto Campos Neto.
LEIA TAMBÉM:
Barbárie de Queimadas: ‘Velando minha irmã e relatando tudo que aconteceu’, diz vítima sobrevivente
‘Narcopentecostalismo’: Traficantes evangélicos usam religião na briga por territórios no Rio
Manipulação em apostas: Mensagens indicam acusados planejavam ganhar R$ 1,5 milhão em um único fim de semana
Fonte